Literatura e Ciência

Livro aberto
Unsplash Alejandro Escamilla

Ler+ Espaço

A primeira edição do Ler+ Espaço decorre no ano letivo 2018/2019. A iniciativa aberta à rede escolar pública nacional resulta de uma parceria entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 e Ciências ULisboa. O objetivo é motivar crianças e jovens para a Astronomia e para as Ciências do Espaço através de leituras inspiradoras. Até ao próximo mês de março, os alunos e escolas inscritas no projeto irão submeter os seus trabalhos e em maio serão anunciados os dez projetos finalistas.

A 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência realiza-se a 21 de janeiro, pelas 17h00, no Teatro Thalia, em Lisboa.

Dinis Pestana, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e investigador do Centro de Estatísticas e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), é o organizador do ciclo, que ocorre no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido em abril de 2018 entre o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o CEAUL. Um dos desígnios do PLN é a articulação entre a Literatura e as Ciências.

Cristina Sarmento dava aulas na Escola Secundária de Cascais, quando contactou o professor Dinis Pestana para uma sessão de divulgação de Estatística. O sucesso foi enorme, por isso foi fácil escolher o mentor destas sessões, conta uma das dinamizadoras das sessões e membro do PNL.

A primeira sessão ocorreu em novembro passado com Labirinto e a presença do professor José Félix Costa. Os aspetos matemáticos e a profusa utilização do labirinto na literatura; assim como o uso de labirintos em estudos de comportamento e de aprendizagem foram o foco do acontecimento, que pode ser visto no canal YouTube (parte I, parte II; parte I, parte II e parte III).

Para Dinis Pestana, mostrar que a leitura de uma grande variedade de géneros aborda aspetos da Ciência é empolgante: “Fernando Savater é eloquente na sua apologia da leitura, pela forma como ela torna mais vasta a perceção do mundo –‘[...] os dois rapazes [...] lendo multiplicavam a sua vida e descobriam com a imaginação novos sentimentos, aventuras e calafrios. Para eles, abrir um volume era como beber um elixir mágico que os transformava em seres desconhecidos. Era uma sensação amiúde inquietante, porque parecia de repente que tinham mudado de alma...’”, conta.

Ao todo estão previstas sete sessões, com pelo menos um orador convidado. Em cada uma delas Dinis Pestana falará sobre livros que estejam relacionados com o tema em análise. O objetivo é conquistar leitores, sobretudo entre os estudantes universitários.

Nesta segunda sessão, que ocorre este mês, o tema - O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo - foi proposto pelo professor Alexandre Quintanilha.

Chamar a atenção para o papel da Estatística na metodologia da investigação científica e em tudo aquilo que nos rodeia é outra finalidade do ciclo, que também é uma oportunidade para recordar leituras fascinantes e quem sabe motivar o lançamento de novas edições ou a tradução de obras que possam não estar facilmente acessíveis.

A terceira sessão – Mente - terá como oradores convidados os professores Jorge Buescu e Arlindo Oliveira. Dinis Pestana presume que se ocupem das capacidades da inteligência humana e artificial. “Alguns autistas reconhecem instantaneamente números primos (…) Shostakovich não quis que lhe retirassem um pedaço de granada do cérebro porque inclinando a cabeça ‘ouvia’ música e ganhava inspiração”, exemplifica o professor de Ciências ULisboa.

Prémio PEN Clube Português

“Descrição Guerreira e Amorosa da Cidade de Lisboa”, da autoria de Alexandre Andrade, professor do Departamento de Física de Ciências ULisboa, editado pela Relógio d’Água, venceu o Prémio PEN Clube Português na área da narrativa, para obras publicadas em 2017, tendo sido eleito por unanimidade pelo júri composto por Maria João Cantinho, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Eiras. A entrega dos prémios ocorreu a 29 de outubro de 2018 na Sociedade Portuguesa de Autores. Portugal faz parte do PEN Club International desde 1979.

O título de cada sessão é normalmente o título de um livro. Limite de Idade, último livro de poemas de Vitorino Nemésio é o tema da sessão de março, que tem como orador convidado o professor Francisco Dionísio. “Esse livro foi dedicado ao geneticista Aurélio Quintanilha, pai de Alexandre Quintanilha, que por isso também se associará à sessão. A teoria estatística dos valores extremos ocupa-se também do limite de idade dos humanos, espero que nessa sessão a professora Isabel Fraga Alves possa ter uma breve intervenção sobre o assunto”, diz Dinis Pestana acrescentando que será decerto interessante conhecer as opiniões de Richard Zimler, autor de um notável livro sobre Lázaro, no que respeita a questões como a longevidade, a imortalidade e a ressurreição.

Quanto às restantes sessões também já estão projetadas e contarão com as presenças dos professores Rui Agostinho, Manuela Neves, José Nogueira e Luísa Serralheiro.

“Faça sol ou faça vento”

Faça sol ou faça vento” é um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura 2027, para as idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, na temática Ciência e Tecnologia. O livro editado pela Alfarroba em novembro de 2017 reúne seis contos da autoria de Ana Amaral, Roberto Gambôa, Killian Lobato, Miguel Brito, José Silva e Jorge Maia Alves, com ilustrações de Carla Coelho.

A humanização de robots; a produção e conservação de alimentos e o quebra-cabeças do lixo numa demografia explosiva; cientistas escritores, com especial referência a ficção científica ou a literatura de viagens ou ainda a literatura no feminino são as opções temáticas em vista.

“O futuro e a disponibilidade de oradores de boa vontade tratará do assunto, com alguma incerteza e intervenção do acaso, que afinal é o meu negócio”, conclui Dinis Pestana.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lis

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade do oceano.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Páginas