Convénio UL e Petrobas Internacional

Lançamento de cinco bolsas de estudo

Estudantes sentados, junto a uma mesa
Eliseu Furtado

Os candidatos ao mestrado e ao doutoramento em Geologia, nomeadamente na área aplicada ou relacionada com a Geologia do Petróleo, podem concorrer a bolsas de estudo para financiamento das respetivas propinas em 2012/2013.

Os apoios a estas formações pós-graduadas inserem-se no âmbito do convénio entre a UL e a Petrobas Internacional, em representação do consórcio Petrobas, Galp e Partex.

Segundo Ana Cristina Azerêdo, professora do Departamento de Geologia da FCUL e uma das representantes da Comissão de Acompanhamento do referido convénio, vão ser postas a concurso até quatro bolsas de estudo para financiamento de propinas ao nível do 2.º ciclo e uma ao nível do doutoramento.

As candidaturas às bolsas de estudo para financiamento das respetivas propinas em 2012/2013 deverão ser apresentadas até 15 dias úteis, após o último dia do prazo de inscrição no respetivo programa. No caso do mestrado em Geologia, a 2.ª fase de candidatura já arrancou e termina a 22 de julho. Já o doutoramento, ainda que não exista uma data de candidatura predefinida, a submissão à bolsa de estudo deve ser apresentada igualmente até 15 dias úteis após o último dia do prazo de inscrição no respetivo doutoramento.

Os estudantes da FCUL interessados em candidatar-se a estes apoios não podem receber outros benefícios iguais ou semelhantes, como é o caso dos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Caberá à  Comissão de Acompanhamento do Convénio, constituída por Ana  Cristina Azerêdo e pelos professores do Departamento de Geologia da FCUL Conceição Freitas, César Andrade e Nuno Pimentel a atribuição ou não das referidas ajudas financeiras. Esta Comissão pode ainda determinar o subsídio a trabalhos de investigação na área da Geologia do Petróleo, e fomentar o novo curso de especialização em Geociências do Petróleo, mediante a realização de visitas de campo, trabalhos laboratoriais, entre outras atividades.

O convénio entrou a UL e a Petrobas Internacional entrou em vigor há quatro anos. Até ao momento foram concedidas duas bolsas de estudo para financiamento de propinas de mestrado e uma  bolsa de apoio ao trabalho de investigação no âmbito de uma tese de mestrado.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas