Ao abrigo de um protocolo de cooperação entre a FCUL e a Faculdade de Ciências da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo), propus um projecto de formação na área da Biologia Molecular.
O Banco Millennium bim acreditou nesta iniciativa e, em termos de mecenato, financiou a primeira acção de formação que consistiu na leccionação de um curso teórico intensivo e na criação de condições para a realização de um curso prático de Biologia Molecular, ocorrido entre 13 e 30 de Setembro deste ano.
O objectivo desta colaboração é, através de acções concretas, contribuir para a formação nesta área específica do conhecimento e de, simultaneamente e no tempo, ajudar à montagem de um laboratório de Biologia Molecular.
Para tal foi escrito um projecto, apresentado a diferentes empresas já sediadas em Moçambique, bem como a entidades bancárias, na expectativa de que alguma destas se interessasse e financiasse o projecto em termos de mecenato.
O Banco Millennium bim não ficou indiferente, acreditou nesta iniciativa e, em Maio deste ano participou com uma verba que permitiu a realização da primeira acção de formação.
Fonte: Cedida por RZ
Legenda: Alguns dos alunos do 3.º ano da licenciatura em Biologia Aplicada que frequentaram o curso intensivo de Biologia Molecular
Durante este período foi possível realizar-se as seguintes tarefas:
- Leccionação de um curso teórico intensivo e de um curso prático de Biologia Molecular, no âmbito da disciplina de Técnicas de Biologia Molecular (3.º ano) do Departamento de Ciências Biológicas da UEM.
- Aquisição de algum material e reagentes necessários às práticas laboratoriais.
- Atendimento tutorial.
- Avaliação científica da acção de formação ( teste escrito).
- Discussão de projectos e fontes de financiamento futuros entre as partes envolvidas.
- Reestruturação da disciplina de Técnicas de Biologia Molecular do Departamento de Ciências Biológicas da UEM.
- Seminário no Centro de Biotecnologia da UEM (CB-UEM).
Embora a montagem de um laboratório funcional de Biologia Molecular para leccionação ainda esteja muito aquém, foi possível estabelecer alguma logística básica para o desenvolvimento de aulas práticas com esta especificidade.
A avaliação final dos alunos revelou, maioritariamente, uma boa recepção dos conhecimentos transmitidos e, desta forma, espera-se estar a criar mecanismos de mobilidade académica de estudantes entre as duas universidades.
A troca de ideias com as docentes envolvidas na leccionação das disciplinas nesta área do conhecimento foi muito útil pois permitiu a reestruturação dos conteúdos programáticos nivelando-os com os curricula internacionais. Este tipo de apoio continuará a ser realizado durante o ano, via Internet.
Nota da redação: Por decisão pessoal, a autora do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.