Prémio Test-of-Time

Informáticos distinguidos internacionalmente na área da confiabilidade

codigo html

Aplicar diversidade de softwares é uma das formas de combater os ataques informáticos

Unsplash - Markus Spiske

OS Diversity for Intrusion Tolerance: Myth or Reality?” foi a pergunta à qual cinco cientistas da área da Informática procuraram dar resposta em 2011, durante a 41st International Conference on Dependable Systems & Networks (DSN), uma iniciativa promovida pelas organizações IEEE e pela IFIP. Decorridos dez anos desde a publicação do artigo, este feito valeu-lhes o prémio Test-of-Time, atribuído em junho deste ano, durante a 51ª edição DSN da referida conferência internacional.

Alysson Bessani e Nuno Neves, professores do Departamento de Informática (DI) e investigadores do LASIGE Ciências ULisboa, são coautores do artigo premiado, juntamente com Miguel Garcia, à data aluno de mestrado em Informática na Ciências ULisboa; Ilir Gashi, investigador do Center for Software Reliability da City, University of London, no Reino Unido onde preside o Departamento de Ciência da Computação; e Rafael Obelheiro, investigador do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Brasil.

 O artigo “High-performance broadcast for primary-backup systems”, da autoria de Flavio P. Junqueira, Benjamin C. Reed e Marco Serafini, foi igualmente merecedor deste prémio internacional.

Miguel Garcia entrou na Ciências ULisboa em 2006 onde se licenciou em Tecnologias de Informação, fez o mestrado em Informática e terminou, em 2019, o doutoramento na mesma área, Informática. Atualmente é engenheiro de software na Sensei, onde também aplica os conhecimentos em confiabilidade.

Alysson Bessani é professor do DI Ciências ULisboa, doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Foi professor visitante na Universidade de Carnegie Mellon em 2010 e investigador visitante no laboratório da Microsoft Research Lab - Cambridge em 2014. É um dos cofundadores da Vawlt, uma das empresas incubadas no Tec Labs.

Nuno Neves é professor e presidente do DI Ciências ULisboa, doutorado em 1998 pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos EUA. É membro da Conselho Coordenador do LASIGE Ciências ULisboa, lidera um dos grupos desta unidade de investigação - Navigators - e preside ao Technical Committee on Dependable Computing and Fault Tolerance do IEEE.

“O prémio foi o reconhecimento de um trabalho em que investimos muito esforço na altura. É muito gratificante ver esse trabalho ser reconhecido pela comunidade de confiabilidade em sistemas e redes.” Alysson Bessani

“OS Diversity for Intrusion Tolerance: Myth or Reality?” procura demonstrar de que forma é possível reduzir as vulnerabilidades dos sistemas a ataques informáticos através da utilização de diferentes sistemas operativos (SO).

Para os menos entendidos na matéria, é melhor “trocar isto por miúdos”. Os sistemas replicados/réplicas, isto é, servidores com informações redundantes, atuam como um só servidor. No entanto, se todas as réplicas forem iguais no seu software, também as vulnerabilidades e bugs são iguais em todas as suas réplicas, e o sistema fica mais exposto a ataques maliciosos. Desta forma, a replicação como solução para as falhas e intrusões deixa de ser eficaz.

Antes do surgimento deste estudo, vários trabalhos na área da confiabilidade assumiam que existiria algum tipo de mecanismo de diversidade capaz de eliminar essas falhas, mas praticamente nenhum dos trabalhos oferecia evidências para suportar esta hipótese. Neste artigo os autores tentam dar resposta a esse problema, demonstrando, com base em dados reais de vulnerabilidades, que a diversidade de sistemas operativos (exemplos: Windows, Linux, BSD) é eficaz na redução de vulnerabilidades comuns em sistemas replicados. Na prática, aplicar diversidade de software “dificulta a vida” a um atacante.

Na pesquisa, os investigadores analisaram dados do National Vulnerability Database (NVD), a base de dados do National Institute of Standards and Technology (NIST), tendo analisado dados de 11 SO distintos, num período de 15 anos.

Alysson Bessani afirma que, aquando da sua publicação, o artigo “dava uma resposta fundamentada para um problema identificado há alguns anos, substanciando com dados intuições que os investigadores da área já tinham”. Como explica o cientista, foi por isso um trabalho inovador, com impacto sentido ao longo dos anos, tanto pela sua publicação no âmbito da conferência, como mais tarde, com a edição da sua versão extensa na revista Software: Practice and Experience, publicada online na Wiley Online Library em 2014.

O artigo acabou por se tornar uma referência na área da Informática para motivar a implementação de diversidade nos SO dos sistemas replicados, tendo sido alvo de diversas referências em citações noutros trabalhos posteriormente publicados sobre o tema.

 O Test-of-Time é um prémio concedido a dois artigos de maior impacto na área dos sistemas confiáveis e pesquisa de computação de redes, que tenham sido publicados na conferência internacional da DSN há dez anos. O prémio é atribuído anualmente desde 2019 e terá a sua próxima edição em 2022, em Baltimore, nos EUA, durante a 52ª edição da IEEE/IFIP DSN.

prémio test-of-time
Prémio Test-of-Time 2021
Fonte AB

Marta Tavares, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Sabemos que no futuro um sismo de magnitude significativa voltará a atingir Lisboa. Não sabemos é quando. E se o pudéssemos prever? E se existisse uma probabilidade forte de ser já em 2027?

Ana Santos, finalista 3MT ULisboa

Ao longo dos próximos dias, daremos a conhecer os quatro finalistas de CIÊNCIAS que irão participar na final da competição

Painel e sessão de Perguntas & Respostas | Estreia de documentário

Perto de 120 pessoas assistiram este sábado, 25 de maio, à estreia do documentário ‘O que se esconde na luz? A ciência da missão espacial Euclid’, produzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

Investigadores do Instituto Dom Luiz, de CIÊNCIAS, instalaram um sismómetro na Escola Básica Professor Delfim Santos, que se encontra a menos de um quilómetro do Estádio da Luz, em Lisboa, onde vão ter lugar os concertos.

Banner Bênção de Finalistas & Queima das Fitas 2024

Este fim de semana a Alameda da Universidade de Lisboa vai voltar a encher-se de finalistas de CIÊNCIAS e de tantas outras faculdades e universidades. A cerimónia de Bênção de Finalistas decorre amanhã dia 25 de maio, a partir das 11h30.

 

3MT ULisboa 2024

Quatro dos doze finalistas da competição ‘Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa’ são de CIÊNCIAS.

Pinguins-de-adélia

Num artigo agora publicado na Science, investigadores de instituições de renome a nível mundial propõem uma estratégia para envolver todas as partes interessadas na governança do Oceano Antártico através de um processo de ordenamento do espaço marinho (OEM) inteligente do ponto de vista climático.

Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

Projeto internacional SEAGHOSTS visa a monitorização e conservação das populações de painhos, as aves marinhas mais pequenas do planeta.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

CLEANFOREST na vanguarda da compreensão dos efeitos dos extremos climáticos e poluição nas florestas Europeias

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Páginas