Opinião

Laboratório vivo de Permacultura

PermaLab na FCUL

Experiência três irmãs em setembro de 2016 quando o milho passava os três metros de altura nos canteiros com melhor solo

HortaFCUL

David Avelar


Florian Ulm

Está a nascer um laboratório vivo de permacultura (PermaLab) na FCUL, uma zona que convida a implementação de projetos propostos pela permacultura e sua monitorização com metodologias científicas.

Este espaço resulta de uma parceria entre a HortaFCUL, o centro cE3c e a FCUL, em curso desde o início de 2016 no sentido de fomentar a colaboração entre elementos da comunidade, promover a investigação/ação e melhorar a HandPrint da FCUL. O PermaLab encontra-se na zona norte da FCUL, junto ao parque de estufas.

Dos padrões para os detalhes

A partir da observação e análise das várias características e fatores que influenciam o local, como a topografia, o sector solar, o vento, as fontes poluentes e os recursos hídricos, elaborou-se um plano geral para o PermaLab.

O plano geral pretende integrar as várias experiências que irão ocorrer no PermaLab potenciando as sinergias entre elementos do sistema, no sentido de aumentar a sua exergia.

Integrar em vez de segregar

Este projeto convida a implementação de projetos multidisciplinares, criando uma arena de colaboração que congrega alguma da diversidade das partes interessadas da FCUL em fechar ciclos e promover o conhecimento.

O PermaLab convida à integração na iniciativa de “tod@s aquel@s” que se sentirem motivados, tiverem ideias e comprometidos com a sua implementação, trabalhando em rede com os restantes elementos.

Mais informações em http://hortafcul.wixsite.com/home/permaculture-living-labhttps://www.facebook.com/hortafcul/


Esquema ilustrativo dos vários temas analisados na conceção do Plano geral do PermaLab
Fonte HortaFCUL

Pequenas soluções e lentas

A concretização do plano quer-se orgânica, evoluindo ao ritmo da energia investida pelos colaboradores do projeto, focada na monitorização e comunicação dos seus resultados.Das várias ideias e sonhos que existem para o local, atualmente estão a decorrer três experiências com objetivos distintos mas interligados:

  • Três irmãs

Parceria – Doutoramento David Avelar (BEGC) e Florian Ulm (BIODIV) e Mestrado Mariana Ramos. Entidades: HortaFCUL, Associação Colher para Semear, Center for Econics.

Objetivo – Perceber em que medida a complexidade do solo e culturas se relaciona com a produtividade do sistema e o seu desempenho termodinâmico. São testados várias tipologias de tratamentos do solo (terra, composto urbano, composto de acácia e relva) e de variedades cultivares (monocultura de milho e policultura das três irmãs: milho, feijão e abóbora), replicados em 16 canteiros de 2x2metros.

Sinergias – Alimentos distribuídos pela HortaFCUL, biomassa para o compostor e sementes para o banco vivo de sementes HortaFCUL.

  • Compostor

Parceria - HortaFCUL, Plant-Soil Ecology cE3c, Assessoria para a Segurança do Trabalho na FCUL, Equipa de Jardinagem.

Objetivo – Fechar o ciclo orgânico da FCUL, reciclando todos os resíduos vegetais dos espaços verdes da FCUL até à primavera de 2017 (fase 1) e os resíduos orgânicos adequados dos bares e cantinas da FCUL (fase 2). Por outro lado servir de zona de testes de diferentes métodos de compostagem e usos dos seus produtos para eventuais experiências científicas. Foi planeado e construído um compostor tricompartimentado de 7m comprido, 2,5m de altura e 2m de profundidade, uma zona de receção de resíduos, adquirido um bio triturador e criada uma equipa de coordenação e manutenção.

Sinergias internas – Recebe matéria-prima das várias experiências do PermaLab e dos espaços verdes da FCUL e produz composto para a experiência Tampão.


Construção do compostor em novembro de 2016 por voluntários amigos
Fonte HortaFCUL

  • Tampão

Parceria - HortaFCUL e cE3c

Objetivo – Testar várias técnicas de regeneração do espaço (ex.: vala e combro em curva de nível para retenção de água e matéria orgânica para acelerar o desenvolvimento de camadas férteis do solo) e diferentes grupos funcionais e consociações de plantas autóctones, com vista a criar uma zona tampão entre uma das estradas mais movimentadas de Lisboa (2.ª circular) e o restante PermaLab. Explorar métodos sistémicos de monitorização da eficácia das soluções (ex.: paisagem sonora).

Sinergias internas – Recebe os produtos do compostor e atenua a poluição sonora, visual e química recebida no PermaLab.


Criação da primeira cama elevada em outubro de 2016 - servirá de tampão às fontes de poluição. Depois de criada foi regada para humedecer e ativar o composto que se encontra no interior
Fonte HortaFCUL

 

David Avelar & Florian Ulm, guardiões da HortaFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas