Opinião

Laboratório vivo de Permacultura

PermaLab na FCUL

Experiência três irmãs em setembro de 2016 quando o milho passava os três metros de altura nos canteiros com melhor solo

HortaFCUL

David Avelar


Florian Ulm

Está a nascer um laboratório vivo de permacultura (PermaLab) na FCUL, uma zona que convida a implementação de projetos propostos pela permacultura e sua monitorização com metodologias científicas.

Este espaço resulta de uma parceria entre a HortaFCUL, o centro cE3c e a FCUL, em curso desde o início de 2016 no sentido de fomentar a colaboração entre elementos da comunidade, promover a investigação/ação e melhorar a HandPrint da FCUL. O PermaLab encontra-se na zona norte da FCUL, junto ao parque de estufas.

Dos padrões para os detalhes

A partir da observação e análise das várias características e fatores que influenciam o local, como a topografia, o sector solar, o vento, as fontes poluentes e os recursos hídricos, elaborou-se um plano geral para o PermaLab.

O plano geral pretende integrar as várias experiências que irão ocorrer no PermaLab potenciando as sinergias entre elementos do sistema, no sentido de aumentar a sua exergia.

Integrar em vez de segregar

Este projeto convida a implementação de projetos multidisciplinares, criando uma arena de colaboração que congrega alguma da diversidade das partes interessadas da FCUL em fechar ciclos e promover o conhecimento.

O PermaLab convida à integração na iniciativa de “tod@s aquel@s” que se sentirem motivados, tiverem ideias e comprometidos com a sua implementação, trabalhando em rede com os restantes elementos.

Mais informações em http://hortafcul.wixsite.com/home/permaculture-living-labhttps://www.facebook.com/hortafcul/


Esquema ilustrativo dos vários temas analisados na conceção do Plano geral do PermaLab
Fonte HortaFCUL

Pequenas soluções e lentas

A concretização do plano quer-se orgânica, evoluindo ao ritmo da energia investida pelos colaboradores do projeto, focada na monitorização e comunicação dos seus resultados.Das várias ideias e sonhos que existem para o local, atualmente estão a decorrer três experiências com objetivos distintos mas interligados:

  • Três irmãs

Parceria – Doutoramento David Avelar (BEGC) e Florian Ulm (BIODIV) e Mestrado Mariana Ramos. Entidades: HortaFCUL, Associação Colher para Semear, Center for Econics.

Objetivo – Perceber em que medida a complexidade do solo e culturas se relaciona com a produtividade do sistema e o seu desempenho termodinâmico. São testados várias tipologias de tratamentos do solo (terra, composto urbano, composto de acácia e relva) e de variedades cultivares (monocultura de milho e policultura das três irmãs: milho, feijão e abóbora), replicados em 16 canteiros de 2x2metros.

Sinergias – Alimentos distribuídos pela HortaFCUL, biomassa para o compostor e sementes para o banco vivo de sementes HortaFCUL.

  • Compostor

Parceria - HortaFCUL, Plant-Soil Ecology cE3c, Assessoria para a Segurança do Trabalho na FCUL, Equipa de Jardinagem.

Objetivo – Fechar o ciclo orgânico da FCUL, reciclando todos os resíduos vegetais dos espaços verdes da FCUL até à primavera de 2017 (fase 1) e os resíduos orgânicos adequados dos bares e cantinas da FCUL (fase 2). Por outro lado servir de zona de testes de diferentes métodos de compostagem e usos dos seus produtos para eventuais experiências científicas. Foi planeado e construído um compostor tricompartimentado de 7m comprido, 2,5m de altura e 2m de profundidade, uma zona de receção de resíduos, adquirido um bio triturador e criada uma equipa de coordenação e manutenção.

Sinergias internas – Recebe matéria-prima das várias experiências do PermaLab e dos espaços verdes da FCUL e produz composto para a experiência Tampão.


Construção do compostor em novembro de 2016 por voluntários amigos
Fonte HortaFCUL

  • Tampão

Parceria - HortaFCUL e cE3c

Objetivo – Testar várias técnicas de regeneração do espaço (ex.: vala e combro em curva de nível para retenção de água e matéria orgânica para acelerar o desenvolvimento de camadas férteis do solo) e diferentes grupos funcionais e consociações de plantas autóctones, com vista a criar uma zona tampão entre uma das estradas mais movimentadas de Lisboa (2.ª circular) e o restante PermaLab. Explorar métodos sistémicos de monitorização da eficácia das soluções (ex.: paisagem sonora).

Sinergias internas – Recebe os produtos do compostor e atenua a poluição sonora, visual e química recebida no PermaLab.


Criação da primeira cama elevada em outubro de 2016 - servirá de tampão às fontes de poluição. Depois de criada foi regada para humedecer e ativar o composto que se encontra no interior
Fonte HortaFCUL

 

David Avelar & Florian Ulm, guardiões da HortaFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dia

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Páginas