Crónicas em Ciências

XXII International Symposium on Homogeneous Catalysis (ISHC)

Participantes do simpósio no grande auditório da Faculdade

O primeiro Simpósio Internacional de Catálise Homogénea aconteceu nos EUA há 44 anos. A vigésima segunda edição ocorreu este ano na Ciências ULisboa e congregou mais de 250 delegados de 29 países. A próxima edição está marcada para 2024, em Itália

XXII ISHC
Três cientistas
Armando Pombeiro, chair; Kamran Mahmudov e M. Fátima Guedes da Silva, co-chairs do simpósio
Imagens cedidas pelos autores

O XXII ISHC decorreu entre 24 e 29 de julho passado de forma presencial na Ciências ULisboa, que facultou um local excelente para o efeito, após adiamentos desde 2020 devidos à pandemia COVID-19.

O XXII ISHC é o 22.o de uma prestigiosa série que se iniciou há 44 anos nos EUA e que desde então tem contribuído para o desenvolvimento da Catálise Homogénea nas suas diversas vertentes, designadamente transdisciplinares, centradas nas Ciências Químicas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Na Catálise, a presença de uma espécie (catalisador) em reduzida quantidade acelera a obtenção seletiva dos produtos desejados em condições mais suaves. É através da Catálise que a Química contribui de modo mais relevante para a sustentabilidade, nomeadamente em termos de economia energética e de matérias primas. Estima-se que atualmente ca. 90 % dos produtos químicos industriais recorrem a catalisadores na sua manufatura.

O simpósio congregou mais de 250 delegados (seniores e jovens) de 29 países de todos os continentes, exceto a Antártida, apesar da adversidade das circunstâncias sociais e políticas atuais. Os países mais representados com dez ou mais delegados foram, por ordem, Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Japão e Itália. Foram apresentadas 40 lições convidadas, 35 comunicações orais selecionadas e 130 comunicações em painel (48 associadas a breves apresentações orais, tipo flash). A participação de estudantes (doutorandos) foi bastante significativa, ca. 1/3 de todos os participantes, valor idêntico ao da representação feminina.

Foi cunhada uma medalha comemorativa em que no seu reverso estão gravados os nomes dos locais em que decorreram os ISHC e a representação simbólica da barreira energética (de significado em catálise) associada ao COVID-19 que foi necessário vencer nos dois últimos anos; a ponte Vasco da Gama serve de fundo. Na frente da medalha figura o logótipo deste simpósio, i.e., o círculo catalítico suportando duas sardinhas (peixe típico em Portugal) cruzadas.

Como reconhecido unanimemente pelos participantes, o simpósio revestiu-se do mais elevado sucesso científico e social, permitindo finalmente o convívio presencial de cientistas após um período superior a dois anos em que este formato não foi possível.  A próxima edição do ISHC decorrerá em Trieste, em Itália, em 2024.

Foi ainda acordada com a ChemistryEurope uma Special Virtual Collection celebratória do Simpósio, abrangendo todas as revistas daquela editora (os autores escolhem a mais adequada à publicação do seu trabalho) a qual conta já com ca. 55 artigos publicados. 

O programa social providenciou amplas oportunidades de interação e culturais: receção, jantar da conferência e excursão a Sintra ou à Arrábida, atuações da Tuna do Instituto Superior Técnico e do Coro Aesculapides da Faculdade de Medicina.

Flyer do simpósio
Flyer do simpósio

Armando Pombeiro, Kamran Mahmudov e M. Fátima Guedes da Silva, cientistas do Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico da ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Páginas