Crónicas em Ciências

XXII International Symposium on Homogeneous Catalysis (ISHC)

Participantes do simpósio no grande auditório da Faculdade

O primeiro Simpósio Internacional de Catálise Homogénea aconteceu nos EUA há 44 anos. A vigésima segunda edição ocorreu este ano na Ciências ULisboa e congregou mais de 250 delegados de 29 países. A próxima edição está marcada para 2024, em Itália

XXII ISHC
Três cientistas
Armando Pombeiro, chair; Kamran Mahmudov e M. Fátima Guedes da Silva, co-chairs do simpósio
Imagens cedidas pelos autores

O XXII ISHC decorreu entre 24 e 29 de julho passado de forma presencial na Ciências ULisboa, que facultou um local excelente para o efeito, após adiamentos desde 2020 devidos à pandemia COVID-19.

O XXII ISHC é o 22.o de uma prestigiosa série que se iniciou há 44 anos nos EUA e que desde então tem contribuído para o desenvolvimento da Catálise Homogénea nas suas diversas vertentes, designadamente transdisciplinares, centradas nas Ciências Químicas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Na Catálise, a presença de uma espécie (catalisador) em reduzida quantidade acelera a obtenção seletiva dos produtos desejados em condições mais suaves. É através da Catálise que a Química contribui de modo mais relevante para a sustentabilidade, nomeadamente em termos de economia energética e de matérias primas. Estima-se que atualmente ca. 90 % dos produtos químicos industriais recorrem a catalisadores na sua manufatura.

O simpósio congregou mais de 250 delegados (seniores e jovens) de 29 países de todos os continentes, exceto a Antártida, apesar da adversidade das circunstâncias sociais e políticas atuais. Os países mais representados com dez ou mais delegados foram, por ordem, Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Japão e Itália. Foram apresentadas 40 lições convidadas, 35 comunicações orais selecionadas e 130 comunicações em painel (48 associadas a breves apresentações orais, tipo flash). A participação de estudantes (doutorandos) foi bastante significativa, ca. 1/3 de todos os participantes, valor idêntico ao da representação feminina.

Foi cunhada uma medalha comemorativa em que no seu reverso estão gravados os nomes dos locais em que decorreram os ISHC e a representação simbólica da barreira energética (de significado em catálise) associada ao COVID-19 que foi necessário vencer nos dois últimos anos; a ponte Vasco da Gama serve de fundo. Na frente da medalha figura o logótipo deste simpósio, i.e., o círculo catalítico suportando duas sardinhas (peixe típico em Portugal) cruzadas.

Como reconhecido unanimemente pelos participantes, o simpósio revestiu-se do mais elevado sucesso científico e social, permitindo finalmente o convívio presencial de cientistas após um período superior a dois anos em que este formato não foi possível.  A próxima edição do ISHC decorrerá em Trieste, em Itália, em 2024.

Foi ainda acordada com a ChemistryEurope uma Special Virtual Collection celebratória do Simpósio, abrangendo todas as revistas daquela editora (os autores escolhem a mais adequada à publicação do seu trabalho) a qual conta já com ca. 55 artigos publicados. 

O programa social providenciou amplas oportunidades de interação e culturais: receção, jantar da conferência e excursão a Sintra ou à Arrábida, atuações da Tuna do Instituto Superior Técnico e do Coro Aesculapides da Faculdade de Medicina.

Flyer do simpósio
Flyer do simpósio

Armando Pombeiro, Kamran Mahmudov e M. Fátima Guedes da Silva, cientistas do Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico da ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt