Ciências no FIC.A – Festival Internacional de Ciência

Última Revisão —
Logotipo da iniciativa - banner promocional

O FIC.A é organizado pela Senciência. De 12 a 17 de outubro, o Festival abre portas para o público geral entre as 10h00 e as 22h30

FIC.A

Entre 12 e 17 de outubro de 2021 realiza-se a primeira edição do FIC.A - Festival Internacional de Ciência, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Ciências ULisboa está  representada neste evento, com dezenas de atividades ao longo de seis dias.

A Faculdade conta com uma tenda permanente no FIC.A, de entrada livre, em que ao longo dos seis dias do evento são apresentadas dezenas de atividades hands-on que refletem as várias áreas de conhecimento da instituição: da Biologia à Matemática, da Geologia à Química e Bioquímica, da História e Filosofia das Ciências à Informática.

Ciências ULisboa apresenta também um programa completo de atividades para escolas e grupos (sujeitas a inscrição prévia, gratuita, na página do Festival), bem como diversas palestras. A programação completa da Ciências ULisboa no FIC.A pode ser consultada no site da Faculdade. Vários investigadores da Ciências ULisboa participam ainda em conversas, palestras e outras atividades durante o Festival.

Tantas e tão diversas atividades só se tornam possíveis graças ao empenho e dedicação dos investigadores que acreditam na importância de comunicar o trabalho que realizam “dentro e fora de portas” - em casa, nos gabinetes, laboratórios ou em saídas de campo -, com a sociedade, representando Ciências ULisboa neste evento. Alguns dos eventos em destaque na página do FIC.A: "Ciência e Arte: afinidades admiráveis e diferenças sublimes" tem como oradora Olga Pombo; "O lado brilhante do Universo" tem como orador José AfonsoOutros convidados também estão em destaque na página do FIC.A, como é o caso de Galopim de Carvalho, Jorge Palmeirim, Martina Panisi.

“Uma das mais nobres missões da Ciências ULisboa é promover a literacia científica. Assim sendo, logo que fomos contactados pela organização do FIC.A aceitámos entusiasticamente o convite, mobilizando em seguida um conjunto significativo de recursos internos de modo a poder cumprir este objetivo. Para além de divulgar a ciência, queremos mostrar alguma da excelente investigação que se faz na Faculdade, aproximando público e investigadores, outro dos nossos objetivos”, refere Pedro Almeida, subdiretor da Faculdade, com o pelouro da comunicação.

“Estamos certos de que esta vai ser a primeira de muitas participações da Ciências ULisboa neste festival e queremos desde já dar os parabéns à organização por esta iniciativa que tem um cariz cada vez mais necessário nos nossos dias.”
Pedro Almeida

O Festival conta também com três cientistas da Ciências ULisboa entre os seus curadores – especialistas de vários sectores convidados pela organização para contribuir para a programação enquanto fórum de auscultação de ideias e propostas apresentadas. São eles Catarina Pombo Nabais (CFCUL), em representação da área de Ciência, Arte e Filosofia; Henrique Leitão (CIUHCT), em representação da área da História da Ciência e Maria Amélia Martins-Loução (cE3c), em representação da área de Ecologia.

A Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (Amonet), presidida por Maria José Costa, também participa no Festival, destaque para a oficina "A ciência não escolhe género: Cientistas, Química e Ambiente". A convite da Sociedade Portuguesa de Ecologia (Speco), presidida por Maria Amélia Martins-Loução, Vanda Brotas apresentou um dos seus livros "A Menina que via o mar de várias cores" e falou para crianças e adolescentes sobre fitoplâncton, a cor do mar e o ciclo do oxigénio e carbono, durante a manhã de dia 15 de outubro.

O FIC.A é organizado pela Senciência. De 12 a 17 de outubro, o Festival abre portas para o público geral entre as 10h00 e as 22h30. O evento é bilingue Português/Inglês, não sendo disponibilizada tradução. "O FIC.A vem afirmar a importância de enraizar a ciência na sociedade, na consciência e vida de todos. Desejamos, por isso, que todos se sintam bem-vindos no Festival, que sintam que o evento foi pensado para eles e para cada um, e, sobretudo, para os menos interessados e incluídos. Assim, para cativar e surpreender a todos, desenvolvemos uma forte componente artística e cultural, que inclui música, cinema, teatro, literatura, artes digitais e até artes têxteis", diz Rúben Oliveira, diretor científico, cofundador da Senciência, antigo aluno da Ciências ULisboa e um dos colaboradores do projeto CIRCULARES

logotipo
Logotipo da iniciativa

Marta Daniela Santos com ASS, ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas