“É por eles que nós cá estamos”

Alunos de Ciências
Eliseu Furtado

O novo ano letivo começa oficialmente esta segunda-feira, dia 8 de setembro. O programa completo de boas-vindas inclui sessões “curtas e apelativas”, cuja finalidade é ajudar a perceber melhor a escola em que se encontram, proporcionando uma visão abrangente das ciências.

No dia 10 de setembro, Jorge Buesco, professor do Departamento de Matemática, explica a magia do Google. Durante a manhã, os Departamentos de Informática, de Estatística e Investigação Operacional e de Matemática dão as boas-vindas aos novos alunos em sessões plenárias, à tarde é a vez de José Artur Martinho Simões, diretor da Faculdade, dar as boas-vindas aos caloiros, uma sessão que conta com a ciência vista pelos olhos de Henrique Leitão, professor da Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências e que termina com a Asociação dos Estudantes da FCUL.
Inscrições 2014
Fonte: GCIC
Legenda: As inscrições dos alunos colocados na 1.ª fase decorrem até sexta-feira

Um dia depois, Susana Custódio, investigadora do Instituto Dom Luiz apresenta “Ondas do mar que iluminam o interior da Terra”. Durante as boas-vindas do Departamento de Geologia será apresentado o programa de mentorado. Nas boas-vindas do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia esperam-se atividades de geocaching e carrinhos solares. O dia 11 de setembro termina com “Uma História com Proteínas”, pela voz de Carlos Farinha, professor do Departamento de Química e Bioquímica, seguindo-se as boas-vindas do DQB, que incluem um peddy-paper.

No último dia útil da semana é a vez dos Departamentos de Biologia Animal, Biologia Vegetal e de Física saudarem os estudantes, destaque ainda para as palestras sobre “Microbiologia: ciência, tecnologia e sociedade” e “A luz: natureza, aplicações e ficção”, proferidas respetivamente pelos docentes Rogério Tenreiro e José Manuel Rebordão.

Sessão de Boas-Vindas em 2013
Fonte: GCIC
Legenda: Candidatos colocados em Ciências em 2013 desejam aos caloiros de 2014 "uma praxe tão boa" quanto a deles

Em 2014/2015, o acolhimento em Ciências também conta com a ajuda dos alunos mais velhos, que orientam os colegas mais novos e suas famílias. Para consultar em pormenor esta atividades, é possível aceder ao programa geral ou específico de cada área departamental. Após as inscrições que decorrem até sexta-feira, começam as aulas para os mais de 700 colocados nos cursos de Ciências na 1.º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Quando Carolina Marques, Raquel Chora, Luís Almeida e João Rodrigues Pereira ingressaram o ano passado em Ciências desejaram aos futuros caloiros “uma praxe tão boa” como a deles. Para a Raquel, os primeiros dias serviram para os unir, ganhar confiança e entreajuda. O João também se sentiu integrado e fez amizades facilmente. Para a veterana que os acompanhou nesses dias, Andreia Teixeira, do mestrado em Biologia Evolutiva e Desenvolvimento, o acolhimento é essencial e todos os anos a informação é diferente. Não são só os professores que os aguardam, os colegas mais velhos dizem-lhes muitas vezes que “a Faculdade é mais do que exames, há toda uma vida para além dos estudos”. Com ou sem capas mostram esse espirito e essa alegria. “É por eles que nós cá estamos”, dizem.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@fc.ul.pt
Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Páginas