Missão em Cabo Verde

João Mata
Cyntia Mourão

A erupção vulcânica na ilha do Fogo, em Cabo Verde, começou há 12 dias. O acontecimento não foi uma total surpresa. A atividade sísmica fazia prever uma erupção a qualquer momento, por isso a região da Caldeira do Fogo foi evacuada dois dias antes do início do fenómeno, a 21 de novembro. Passados uns dias, uma equipa de geólogos e geofísicos do Instituto Dom Luiz, um laboratório associado à Universidade de Lisboa, partiram em missão.

João Mata, professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da ULisboa e um dos membros da missão, explica que “de um ponto de vista científico, esta deslocação possibilita o acompanhamento da evolução das características vulcanológicas da erupção, a amostragem de rochas para estudos geoquímicos e a recolha de dados magnéticos”.

Fonte: José Madeira
Legenda: Parte dos elementos da missão do IDL já haviam integrado a equipa que acompanhou a  erupção de 1995

Do grupo fazem parte ainda Pedro Silva e Mário Moreira, ambos professores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Ricardo Ramalho, antigo aluno de Ciências da ULisboa, atualmente na Universidade de Bristol e José Madeira, professor do Departamento de Geologia de Ciências da ULisboa e um dos primeiros da equipa a chegar à ilha, no dia 27 de novembro e que entretanto regressou esta madrugada a Portugal.

Nesta primeira fase, cerca de duas semanas, os cientistas acompanham a erupção no local, para a obtenção dos dados e amostras. A fase seguinte e que corresponde ao tratamento dos dados recolhidos deve estender-se por alguns meses, seguindo-se a apresentação de resultados à comunidade científica internacional.

De acordo com João Mata, que está em Cabo Verde desde o início de dezembro, “estes estudos vão permitir compreender as causas da variação do estilo de atividade eruptiva e a variação composicional da fonte mantélica alimentadora do vulcão do Fogo, bem como a confrontação de modelos teóricos de variação secular do campo magnético terrestre com os dados experimentais obtidos pela equipa”.

Fonte: José Madeira
Legenda:  A apresentação dos resultados deste trabalho à comunidade científica deve ocorrer daqui a alguns meses

Desde que a ilha do Fogo foi descoberta, no século XV, ocorreram mais de 20 erupções, sendo que as últimas ocorreram em 1857, 1951 e 1995. Parte dos elementos da missão do IDL já haviam integrado a equipa que acompanhou a anterior erupção iniciada em abril de 1995.

A atual erupção, a primeira deste século, carateriza-se essencialmente por atividade havaiano-estromboliana. Os efeitos da destruição são diversos e têm sido noticiados pela comunicação social gerando uma “onda” de solidariedade no país e na diáspora.

Ao grupo do IDL cabe o propósito de estudar a matéria expelida pelo vulcão e cooperar com as autoridades cabo-verdianas na gestão da crise vulcânica, por isso foram estabelecidos acordos de colaboração e apoio mútuo com outras equipas no terreno, nomeadamente da Universidade de Cabo Verde e do ITER (Canárias).

Notícia atualizada em 10/12/2014

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Páginas