US News 2021 Best Global Universities Rankings

“Ciências orgulha-se de ter contribuído para a subida do ranking da ULisboa no US News rankings"

ULisboa

ULisboa lidera US News 2021 Best Global Universities Rankings. "Não é com certeza estranho a esta subida o empenho de todos os que trabalham na nossa Faculdade em particular durante este ano pejado de tantas dificuldades”, comenta Pedro Almeida

Ciências ULisboa
Evolução da pontuação das universidades portuguesas no ranking US News (2017-2021)
Evolução da pontuação das universidades portuguesas no ranking US News (2017-2021)
Fonte GEP ULisboa

Em Portugal a ULisboa continua a liderar o US News 2021 Best Global Universities Rankings. Na edição de 2021 foram avaliadas 1748 instituições. A classificação foi feita com base em informação providenciada pela Clarivate Analytics InCites e segundo 13 indicadores, divididos em índices de reputação, bibliométricos e de excelência científica.

“A Faculdade de Ciências orgulha-se de ter contribuído para a subida do ranking da ULisboa no US News rankings das melhores universidades do mundo", diz Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa, acrescentando que "a quase generalidade das áreas em que Ciências se move, nomeadamente, Biologia e Bioquímica, Ciências da Computação, Ambiente e Ecologia, Matemática, Biologia Molecular e Genética, Física, Ciências da Espaço e Plantas e Ciência Animal, mostraram uma melhoria de desempenho relativamente a anos anteriores que se traduziu na subida de vários lugares neste ranking. Não é com certeza estranho a esta subida o empenho de todos os que trabalham na nossa Faculdade em particular durante este ano pejado de tantas dificuldades”.

A ULisboa subiu 17 posições em relação ao ano anterior, tal como a Universidade do Porto, já a Universidade de Coimbra (UC) subiu dez posições e a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) duas posições. A nível nacional a UC, ultrapassou a NOVA, enquanto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Universitário de Lisboa superaram a Universidade de Évora. Em última análise, verifica-se uma subida de pontuação para todas as universidades portuguesas representadas no ranking.

A ULisboa surge com classificação em 31 das 38 áreas científicas analisadas pelo ranking. A área da Engenharia Civil é aquela que se encontra mais bem classificada, com o 20.º lugar a nível mundial e 5.º a nível europeu (entre as 100 universidades publicadas pelo ranking). A segunda melhor pontuação é a de Engenharia com o 66.º lugar a nível mundial e 11.º lugar a nível europeu (entre as 750 universidades publicadas). A ULisboa posiciona-se nos 150 primeiros lugares nas seguintes áreas: Ciências da Agricultura (96), Artes e Humanidades (133), Engenharia Química (115), Engenharia Civil (20), Engenharia Elétrica e Eletrónica (117), Energia e Combustíveis (107), Engenharia (66), Ambiente e Ecologia (96), Geociências (134), Matemática (89), Engenharia Mecânica (93), Farmacologia e Toxicologia (124), Física (128) e Plantas e Ciência Animal (126). A nível nacional a ULisboa está classificada como a melhor universidade, exceto em 11 áreas: Ciência da Agricultura, Sistemas Cardíacos e Cardiovasculares, Economia e Negócio, Medicina Clínica, Ciências dos Materiais, Engenharia Mecânica, Microbiologia, Biologia Molecular e Genética, Farmacologia e Toxicologia, Plantas e Ciência Animal e Endocrinologia e Metabolismo.

Tabela
Evolução da posição das universidades portuguesas no ranking US News (2017-2021)
Fonte GEP ULisboa

ACI Ciências ULisboa com Gabinete de Estudos e Planeamento da ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Páginas