Dilena Fungi: Estudantes de CIÊNCIAS criam projeto de cultivo de cogumelos

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano dão um workshop sobre cogumelos

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano criaram em CIÊNCIAS um projeto de cultivo e produção de cogumelos, o Dilena Fungi

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano

Diogo Ribeiro e Madalena Mariano, estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Biologia, criaram em CIÊNCIAS um projeto de cultivo e produção de cogumelos, o Dilena Fungi, com o propósito de fomentar a investigação sobre estes fungos e criar um laboratório no qual a comunidade possa aprender Biologia utilizando exemplos vivos. Desde 2023 que têm organizado workshops a nível nacional e internacional, tendo marcado presença no Emmetts Garden Fungi Festival, em Londres. No último ano, contaram com mais de uma centena de participantes nestas ações.


A ideia nasceu após Diogo e Madalena verificarem que o PermaLab, o laboratório vivo da HortaFCUL, não continha qualquer exemplar de cogumelos
Fonte: Diogo Ribeiro e Madalena Mariano

A ideia nasceu após os estudantes verificarem que o PermaLab (Permaculture Living Lab), o laboratório vivo da HortaFCUL, não continha qualquer exemplar de cogumelos, alimentos importantes na alimentação desta zona. Com o intuito de reverter esta lacuna, compraram micélio, a parte vegetativa do fungo, que se propaga como uma rede branca, normalmente por debaixo da terra. Com a valiosa ajuda de Margarida Souto Barata, professora de Biologia e Biotecnologia Microbiana, cultivaram quatro estações do PermaLab. Hoje, crescem aí seis tipos de cogumelos: Ostra Cinzento, Ostra Amarelo, King Oyster, Shiitake, Shimeji e Juba de Leão.

O laboratório vivo é utilizado ao máximo e de forma estratégica, tendo sempre por base o comprometimento da HortaFCUL para com a Sustentabilidade. Diogo e Madalena reutilizam na produção sacos e borras de café de cafeterias de CIÊNCIAS, assim como baldes antigos, com o intuito de diminuir o desperdício. A produção é otimizada a partir da alternância entre estufa e exterior, consoante a espécie cultivada, e a recolha de dados como a quantidade de biomassa produzida e a velocidade de colonização. Usam ainda como suplemento um composto também produzido na HortaFCUL, assim como palha de desperdício agrícola e restos de serradura.


Diogo e Madalena reutilizam na produção sacos e borras de café de cafeterias de CIÊNCIAS, assim como baldes antigos, com o intuito de diminuir o desperdício
Fonte: Diogo Ribeiro e Madalena Mariano

No futuro, os alunos de CIÊNCIAS querem continuar a aprender sobre fungos através destas experiências práticas e fortalecer o impacto que o projeto poderá ter no ensino da Biologia e da Sustentabilidade na faculdade. Desejam ainda aumentar o número de espécies cultivadas, tendo em conta os seus benefícios nutricionais e funcionais, e aprimorar técnicas tanto de laboratório como de cultivo. Podem ser encontradas mais informações sobre o projeto no seu Instagram e LinkedIn ou por contacto para o seu email oficial: dilenafungi@gmail.com.

Marco Matos, Relações Externas e Comunicação - CIÊNCIAS
mmomatos@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas