Spring 2014 Risk Management Research Fellow

“Penso que concluiremos o nosso trabalho com um núcleo de resultados sólidos”

Pedro Lencastre
Cedidas por PL

“É possível, através de resultados matemáticos e modelos da física estatística aferir até que ponto as avaliações de ratings das agências são ‘objetivas’ ou não”, diz Pedro Lencastre. O aluno de Ciências premiado pela Global Association of Risk Professionals (GARP) explica que “se as avaliações refletem de facto um processo ‘natural’ na economia, as assim chamadas matrizes de rating, têm de obedecer a determinadas condições”.

Pedro Lencastre
Fonte: Cedida por PL
Legenda: “Markov Processes and Transition Matrices, How Trustful are Rating Agencies?” é o título da tese de Pedro Lencastre

“Com o dinheiro deste prémio vamos ainda apresentar o trabalho noutra conferência internacional, o que é bom para o nosso trabalho. O investigador Frank Raischel e o investigador Pedro G. Lind despenderam tanto do seu tempo comigo e com o nosso trabalho, que é bom agora ter a oportunidade de o apresentar. Não é normal um aluno de mestrado ter tanto apoio de cientistas seniores como eu tive, e nesse sentido tive imensa sorte.”
Pedro Lencastre

Recentemente, Pedro Lencastre, aluno do mestrado em Matemática Financeira de Ciências foi distinguido pela GARP Partnerships for Risk Education com o Spring 2014 Risk Management Research Fellow. O mesmo galardão foi atribuído à tese de Abena Fosua Owusu, estudante do Rensselaer Polytechnic Institute, em Nova Iorque.
 

“É uma grande honra para o Pedro ver o seu trabalho reconhecido. Ele é um estudante muito ativo, que sempre nos surpreende com ideias novas. Integrou-se muito bem no nosso projeto bilateral entre a FCT e o DAAD da Alemanha, e trabalha também, independentemente, com Tim Rogers, da Universidade Bath, em Inglaterra.”
Frank Raischel

Campus de Ciências
Fonte: Cedida por PL
Legenda: Frank Raischel, Isabel Simão, Pedro Lencastre e Pedro G. Lind

O prémio destina-se a teses de mestrado na área financeira do risco e tem como potenciais concorrentes todos os estudantes de mestrados com uma componente financeira em instituições parceiras daquela organização sem fins lucrativos, sediada nos EUA. Os vencedores deste ano além de apresentarem um ou mais seminários para uma audiência de profissionais da área de risco, passam a ser acompanhados pela GARP.

A tese de Pedro Lencastre “Markov Processes and Transition Matrices, How Trustful are Rating Agencies?” tem como principal objetivo combinar métodos da análise estocástica e da física estatística com resultados da álgebra de matrizes. Desta forma o aluno de Ciências pretende aferir se os ratings de empresas ou países publicados pelas atuais agências de rating, refletem ou não verdadeiros processos de evolução ou se, ao contrário, são resultado de artefactos e arbitrariedades circunstanciais.
 

“Foi um grande êxito para o Pedro Lencastre ter sido um de apenas dois estudantes selecionados para a atribuição de uma bolsa em 2014, neste prestigioso concurso global.”
Isabel Simão

Pedro Lencastre com colegas
Fonte: Cedida por PL
Legenda: Pedro Lencastre com membros do grupo de investigação alemão, no âmbito do programa de intercâmbio coordenado por Frank Raischel

A intenção final desta tese de mestrado é descobrir um método matemático que possa aferir objetivamente a fiabilidade das avaliações de rating. “Penso que concluiremos o nosso trabalho com um núcleo de resultados sólidos”, comenta Pedro Lencastre. Neste trabalho, o aluno tem sido orientado por Frank Raischel, investigador do Instituto Dom Luiz e por Isabel Simão, professora do Departamento de Matemática, em colaboração com Pedro G. Lind, atualmente investigador na Universidade de Oldenburgo, na Alemanha.

“O Pedro mostrou-me interesse em trabalhar nas aplicações da física estatística às finanças na altura de um artigo na info-Ciências digital sobre o trabalho de um doutorando João P. da Cruz (ler artigo). Desde então, tem sido a forca motriz no desenvolvimento destes métodos num tópico bastante atual, sempre muito dedicado e atento às novas ideias e sugestões com que nos deparamos. É um enorme prazer trabalhar com ele e com toda a equipa!”
Pedro G. Lind
 

“O que encontrámos até agora é que, embora essas condições parecem ser obedecidas durante intervalos relativamente longos, existem outros períodos onde tal não acontece. É o caso dos anos de 2007, de 2009, onde encontramos evidência de uma descontinuidade na forma como as avaliações são feitas”, conclui Pedro Lencastre.
 

A GARP, fundada em 1996 e composta por profissionais de gestão de riscos de todo o mundo, gere o Financial Risk Manager, um programa de certificação profissional na área da gestão de riscos, que pressupõe a realização de dois exames sobre os principais tópicos da gestão de riscos financeiros. De acordo com Isabel Simão, professora do Departamento de Matemática de Ciências, esses testes são “extensos e rigorosos” e em Portugal “apenas podem ser realizados no ISCTE-IUL, instituição classificada como academic partner da GARP desde 2013”. O mestrado em Matemática Financeira, criado em 2005 e organizado conjuntamente pela ISCTE Business School e por Ciências, visa a formação avançada de quadros na área dos processos estocásticos aplicados às Finanças. Os alunos de Ciências que frequentam este curso podem realizar estes exames, acedendo dessa forma a “um regime competitivo de bolsas de mestrado”, como explica Isabel Simão, uma das coordenadoras científicas do curso.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@fc.ul.pt
Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Sala com alunos e jornalistas do Portugal em Direto

Cerca de 250 pessoas participaram nas várias atividades realizadas no Dia Internacional da Matemática em CIÊNCIAS 2025, o Dia do Pi, comemorado a 14, 15 e 19 de março. Leia alguns testemunhos de quem participou e organizou as atividades.

Foto de peões a atravessar passadeira com a rua parcialmente inundade.

A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.

Imagem artística do Telescópio Espacial Euclid no espaço

Com apenas 0,45% do rastreio da missão espacial completado, o consórcio Euclid revelou, no dia 19 de março, um grande número de resultados descritos em 34 artigos científicos.

Navio de perfuração Fugro Synergy em missão para o IODP no Golfo de Coríntia.

João C. Duarte, Coordenador do Doutoramento em Geologia em CIÊNCIAS e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Delegado Suplementar de Portugal do ESSAC, o Comité Científico do ECORD - European Consortium for Ocean Research Drilling.

Páginas