Comissão IDEA foi criada para defender a inclusão e a acessibilidade. E já está a operar

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida deram a conhecer a missão da Comissão IDEA

DCI CIÊNCIAS

Na Comissão para a Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (IDEA) é quase tudo novo. Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

“Estamos ainda em fase de definir o cronograma de atividades. Algumas dessas atividades já estão sob a forma de proposta e vão ser apresentadas na reunião que temos agendada para esta sexta-feira”, responde Cláudio Pina Fernandes, membro da Comissão IDEA, e coordenador do Gabinete de Apoio Psicológico (GAPsi) de CIÊNCIAS.

Além das iniciativas que deverão ser apresentadas pelos membros deste novo órgão colegial, a Comissão IDEA garante que está recetiva aos contributos da comunidade. “Queremos que a comunidade de CIÊNCIAS possa participar na Comissão IDEA. E por isso disponibilizamos um endereço de e-mail para o efeito. Queremos enfatizar que as pessoas podem e devem apresentar-nos propostas, ideias ou críticas que estejam relacionadas com estes temas”, sublinha Duarte Almeida, membro da Comissão IDEA e coordenador do grupo OutCIÊNCIAS.

A Comissão IDEA resulta de uma reformulação, levada a cabo nos últimos meses, da Comissão para o Acompanhamento para a Acessibilidade e Inclusão, que havia sido estabelecida em 2023. Com a reformulação, pretende-se alargar o raio de ação e garantir maior representatividade dos vários grupos de estudantes, professores e restantes profissionais que constituem a comunidade de CIÊNCIAS.

O plano de trabalhos contemplou ainda a constituição de cinco Grupos  de Trabalho: um primeiro especializado na comunicação inclusiva; um segundo relacionado com a acessibilidade física; um terceiro para a acessibilidade digital; um quarto dedicado à igualdade de género; e por fim, um Grupo de Trabalho dedicado à divulgação de atividades do IDEA.

Na nova Comissão há expectativa de fazer reuniões mensais, mantendo os subgrupos a autonomia necessária para trabalhar as respetivas agendas. Apesar de grande parte das propostas e medidas ainda ter de ser debatida, os representantes da Comissão IDEA já estão em condições de avançar com alguns exemplos do trabalho que se avizinha.

Duarte Almeida recorda que a Comissão IDEA pretende ajudar os responsáveis de CIÊNCIAS a fazer um “levantamento” do campus do Campo Grande , que tem como termos de comparação as boas práticas de acessibilidade, que facilitam o dia-a-dia de pessoas com limitações sensoriais ou motoras. “Esse trabalho haverá de prosseguir numa segunda fase com técnicos especializados nestes temas”, refere ainda Duarte Almeida.

No rol de bons exemplos já em curso, Cláudio Pina Fernandes destaca a formação que os profissionais não docentes de CIÊNCIAS têm vindo a ter para garantir o respeito das normas de acessibilidade na produção de documentos, ficheiros ou conteúdos digitais.

“Pouco a pouco, as medidas práticas e a formação vão contribuir para uma cultura de respeito pela diferença em simultâneo com o sentido de pertença a CIÊNCIAS”, sublinha Duarte Almeida.

Apesar de ter por objetivo garantir o respeito pela acessibilidade e a equidade entre géneros, orientações culturais, sexuais ou religiosas, este primeiro texto aqui publicado sobre a Comissão IDEA acabou por sofrer um imprevisto, que impediu Tamires Nunes, técnica da área jurídica e membro da Comissão IDEA, de estar presente no momento de entrevista.

Mesmo com este contratempo, Cláudio Pina Fernandes reitera que a nova Comissão IDEA tem por objetivo zelar pelos interesses de todos os que constituem a comunidade de CIÊNCIAS. “Um grupo diverso não é necessariamente inclusivo, mas uma organização inclusiva é necessariamente diversa”, conclui.

Céu

Maria João Pablo Ferreira, professora aposentada do Departamento de Matemática de CIÊNCIAS, faleceu no dia 9 de novembro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas