Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

DCI

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, sita nos Países Baixos.

Neste breve, mas extenso périplo do “Conhecimento e do Intercâmbio de Boas Práticas”, manifestado pelos visitantes, que integrou igualmente a visita à Universidade de Coimbra, CIÊNCIAS abordou os tópicos de interesse externo, referentes ao “Ensino”, (por Maria Margarida Cruz, Presidente do Conselho Pedagógico), à “Rede Alumni, Desafios e Estratégias”, (por Marco Matos, Área de Relações Externas), aos projetos de “Saúde e Bem-Estar na Comunidade Académica”, (por Ana Prata, Coordenação do Ciências em Harmonia) e ao modelo de funcionamento do “Associativismo Académico em CIÊNCIAS”, (por José Maria Diogo e Carlos Gonçalves, Direção da Associação dos Estudantes). 


José Maria Diogo e Marco Matos
Fonte: DCI


Ana Prata, Carlos Gonçalves e Maria Margarida Cruz
Fonte: DCI

Para além ainda das apresentações sobre a Faculdade, e sobre as atividades acompanhadas e decorrentes do Programa Erasmus+, as quais contemplam um Acordo de Parceria com a Universidade de Groningen, esta iniciativa traduziu-se sobretudo por um dia cheio de ações tão necessárias e relevantes do foro académico, no qual a missão externa pode contar com o vincado empenho organizativo por parte dos estudantes de CIÊNCIAS, no nome da sua Associação, quer ainda dos Núcleos de Acompanhamento Curricular, mas não só, na visita guiada ao campus e na apresentação das respetivas atividades de apoio à comunidade estudantil.

Às palavras expressas por parte do grupo da Universidade de Groningen, referentes ao dia do evento (…) what an inspiring day at CIÊNCIAS (…), Paula Estrócio e Sousa, (Organização do evento e funcionária de Relações Internacionais desde 1999 em CIÊNCIAS),  acrescenta (…) que no quadro desta iniciativa, fica e ficou certamente um novo desafio e ponto a debate a ser inscrito nas atuais e futuras Agendas das Instituições de Ensino Superior europeias, e não só:  uma nova era apresenta-se na “Abordagem” destas temáticas, a qual deve incluir toda a comunidade académica nos processos decisórios, para a melhoria, desenvolvimento e incremento das boas páticas nas IES, nas quais as Direções das Universidades devem sempre comparecer (…).  


Para além das apresentações institucionais esta iniciativa traduziu-se também numa visita guiada ao campus e na apresentação das respetivas atividades de apoio à comunidade estudantil.
Fonte: DCI

Sublinham-se ainda alguns pareceres dos principais intervenientes desta iniciativa:

Presidente da Direção da Associação dos Estudantes de CIÊNCIAS, José Maria Diogo

 (…) A Universidade é um local de aprendizagem e troca de conhecimento. Porém, não devemos limitar-nos à sabedoria que nos é transmitida pelos professores da nossa Instituição, mas sim procurar o intercâmbio de cultura e informação, onde quer que esta se encontre. A visita dos nossos colegas da Universidade de Groningen à Ciências ULisboa demonstra o real compromisso que a Faculdade assume perante a abertura do conhecimento a toda a comunidade académica, científica e estudantil (…)”.

(…) Agradecemos o convite por parte de Ciências (…)  para acolher estes jovens com sede de conhecimento, bem como a todas as estruturas estudantis da Faculdade que nos ajudaram a receber os nossos colegas (…) .”

 

Ana Prata, Coordenação do Projeto Ciências em Harmonia em CIÊNCIAS

 (…) realço a importância dos alunos poderem contactar com realidades diferentes daquela em que convivem — e de como isso funciona em dois sentidos(…).

(…) Na verdade, é ótimo abrirmos a porta e recebermos alunos de outro País, de um contexto completamente diferente, e partilharmos o que fazemos cá (…) Ciências tem muito a ganhar quando isso acontece, porque acabamos por crescer todos ao ouvir tanto o que nos une, como o que nos separa (…)

(…) Agradeço a oportunidade (…) como membro e coordenadora do Ciências Harmonia, e explorar o que é que um projeto deste género acrescenta à comunidade (…) que tenhamos mais iniciativas destas no futuro! (…).

 

Marco Matos, Área de Relações Externas de CIÊNCIAS    

“Os Alumni são, cada vez mais, uma área estratégica das IES a nível nacional e internacional. Por isso, considero que a partilha, neste tópico, com os Student Ambassadors da Universidade de Groningen foi muito positiva. Existem desafios comuns e é sempre interessante conhecer novas soluções para os ultrapassar. Quem sabe a Universidade de Groningen não passe a ter a partir de agora um pouco de CIÊNCIAS. E CIÊNCIAS um pouco da Universidade de Groningen.”

Paula Estrócio e Sousa
pcsousa@ciencias.ulisboa.pt
Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos distinguem investigadores de CIÊNCIAS

O Pavilhão de Portugal acolheu a 25 de junho a Cerimónia de Entrega da edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, nos quais foram distinguidos um total de 10 investigadores da Faculdade de Ci

Evaristo.ai é um agente digital que tem por inspiração uma personagem do Pátio das Cantigas

Evaristo.ai tem por inspiração uma personagem do filme “Pátio das Cantigas”, mas é também o nome do novo agente digital que acaba de ser lançado pelos laboratórios de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa.

Dicas para melhorar o desempenho nos exames nacionais

Com a época de exames a bater à porta, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) aproveita para fazer a revisão da matéria dada e revela, pela voz de uma especialista na área, o que podem fazer os estudantes para melhorar o desempenho na hora de responder a um teste.

Cerimónia de entrega de prémios da Semana Verde da UE de 2025

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas.

Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde

No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, o Museu de Arqueologia de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, inaugurou no passado dia 6 de junho a exposição “Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde”, uma mostra científica e educativa que destaca o papel dos tubarões nos ecossistemas marinhos e alerta para as ameaças que enfrentam. A exposição oferece uma viagem pelo universo destes predadores marinhos, destacando a sua diversidade, biologia e papel crucial nos ecossistemas marinhos

Audiência do evento comemorativo do Dia Mundial da Segurança Alimentar

CIÊNCIAS e a consultora BDO Portugal firmaram um protocolo de colaboração que prevê o desenvolvimento de novos cursos de formação avançada, além de ações de consultoria a empresas, e outras atividades relacionadas. O protocolo foi firmado no passado dia 6 de junho, no âmbito do evento que assinalou o Dia Mundial da Segurança Alimentar, com o mote “Food Safety: Science in Action”.

Os portadores de Trissomia 21 têm lugar no ensino superior

20 de junho: A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai lançar um evento de debate sobre empregabilidade e formação de pessoas com trissomia 21, em parceria com a Reitoria da Universidade de Lisboa, e a Associação Pais 21. A iniciativa vai decorrer no dia 20 de junho no Instituto Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, com o título “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”.

Foto de grupo dos participantes da sessão de encerramento do curso.

CIÊNCIAS acolheu no passado dia 3 de junho a sessão de encerramento da 4.ª edição do Cybersecurity Executive Program, um curso para executivos que reforça o papel estratégico da instituição na formação e investigação em cibersegurança. O evento, que reuniu cerca de 60 participantes, entre formadores, formandos e convidados, foi marcado por momentos de partilha, reflexão e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Regata Solar Sailors Challenge

Sunwave é um catamarã com menos de 50 centímetros de comprimento, mas revelou grande capacidade para transportar os sonhos dos alunos do agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, de Lisboa, que venceram, na passada sexta-feira, a competição Solar Sailors Challenge, em pleno campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS).

Foto de dois saramugos.

Um estudo publicado na revista Freshwater Biology demonstrou que cinco populações de saramugo (Anaecypris hispanica), até agora consideradas extintas em Portugal, continuam a deixar vestígios genéticos em vários afluentes do Guadiana.

Foto de António Vaz Pato e Tiago Silva, guardiões da HortaFCUL

Depois de 16 anos a produzir peras, amoras, maçãs, pêssegos ou até bananas, a HortaFCUL garantiu um prémio de 5000 libras (€5.937) atribuído pela empresa LUSH Cosmetics numa cerimónia que decorreu no dia 29 de maio, em Dorset, no Reino Unido.

Foto aérea da Alameda da Cidade Universitária

O ranking CWUR (Center for World University Rankings) posiciona novamente a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder nacional entre as Instituições de Ensino Superior, classificando-a no 218.º lugar a nível mundial, na 79.ª posição na Europa e entre as 1,1% melhores universidades do mundo.

Postal da Praia da Conceição-Duquesa, em Cascais, 1930

Num contexto em que as alterações climáticas e a erosão costeira colocam desafios crescentes à gestão do litoral, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o U.S. Geological Survey, desenvolveu uma metodologia inovadora que transforma postais turísticos e fotografias históricas em dados científicos sobre a evolução costeira.

Luís Leitão posa para a foto em cima da sua BTT e em frente a um rio

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de Ciências, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, França, no ano letivo de 2024/2025. Contada assim, a sua história poderia ser uma entre tantas outras de alunos que, a bordo do programa europeu, partem em viagem além-fronteiras para enriquecer os seus estudos mergulhando em diferentes culturas.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

No sábado, 24 de maio, CIÊNCIAS acolheu o evento Technovation Girls Portugal que, pelo 4.º ano consecutivo em Portugal foi coordenado pela Happy Code, tendo como missão direcionar as raparigas para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics).

A atividade foi realizada no formato online e promovida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade.

Em celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de abril, CIÊNCIAS promoveu uma sessão especial de ginástica laboral direcionada aos seus docentes e técnico-administrativos.

Foto de Ana Rita Lopes.

Ana Rita Lopes, investigadora do MARE-ULisboa - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em CIÊNCIAS, foi uma das quatro cientistas galardoadas com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024.

Páginas