Exposição

Visões - o interior do olho humano

MUHNAC, Lisboa

A look on vision – inside the human eye

Entrámos no interior do olho humano para produzir a exposição “Visões”. A mostra tem percorrido várias cidades do país e chega agora ao Museu de História Natural e da Ciência (Lisboa), em versão renovada.

A sala que nos foi disponibilizada, com cerca de 200 metros quadrados, permite a criação de vários percursos para o interior do olho humano.

Logo à entrada da exposição, o visitante será confrontado com uma estrutura gigantesca (7,5 metros de altura) que pretende reproduzir o interior do olho humano, retratando algumas das suas estruturas, ao mesmo tempo que explicamos a importância da luz e cor, neste processo fantástico que é a visão.

Conhecidos os códigos de funcionamento da visão, os compromissos entre luz, sinais e cérebro humano, quisemos documentar e registar este extraordinário mecanismo. Tivemos de espreitar para dentro do olho humano. A fotografia digitalizada, acoplada à informática e à luz, emitida ou não por lasers, permitiram-nos registar estas e outras “Visões”.

Todas as imagens têm uma história para contar e todas são reais. O extraordinário, o invulgar e o insólito obrigam-nos a partilhar o que vimos. Estas fotografias registam momentos que estão para além daquilo que o olho humano é capaz de alcançar e são um instrumento de comunicação inovador entre ciência e arte.

O resultado desta nova vida à exposição “Visões” está patente a partir de março. Durante quatro meses (março a junho), mostramos as “janelas de alma” captadas pelo equipamento de diagnóstico do Centro Cirúrgico de Coimbra.

De um total de três milhões de imagens, escolhemos 46. O interior do olho será revelado, ao pormenor, com minúcia, detalhe e novas histórias para contar, recorrendo a imagens de grande impacto e dimensões e com a ajuda de filmes, projetados em 2 D e 3D.

São imagens reais que mais parecem captadas em um qualquer lugar no espaço. Trazemos “histórias” do interior do olho humano, captadas sempre que alguém passa por uma consulta de Oftalmologia. Basta encostar a cabeça ao equipamento certo e ter a destreza necessária para captar o que os outros não veem, mas que marcará a diferença.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência / Centro Cirúrgico de Coimbra
Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Páginas