Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Indiscernibility and Classification

From Hermann Weyl’s ‘Creative Definitions’ to the Notion of ‘Type’

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

At the end of the 19th century, the members of Peano School elaborated a typology of mathematical definitions. Among then, they distinguish “definitions by abstraction” – for the definition of which they create the concept of “equivalence relations”. Starting from the remark that equivalence relations (reflexive, symmetrical and transitive binary relations) may be redefined as being exactly the binary relations which are equal to any of the two indiscernibility predicates they induce, we will see how “definitions by abstraction” (or “abstraction principles” as Russell recoined them) may be reformulated in terms of relational indiscernibility. From there, Peano school’s definitions by abstraction appear to be but a particular case of a more general scheme of “abstraction principles” founded upon relational indiscernibility, which happen to be essentially the ones elaborated by Hermann Weyl under the name “Creative definitions”, to found the hilbertian notion of ideal element. After having extended that frame to indiscernibility predicates induced by binary relations between possibly different sets (generalizing the situation of indiscernibility induced by binary relations over a set), we will see that the notion of type (sets closed by bi-orthogonal, for an orthogonality operation defined from the binary relation) may play, in that context, the same role as the one played by equivalence classes in the particular case of definitions by abstraction.

Bio: Jean-Baptiste Joinet, was associated professor at the Philosophy Department of Université Panthéon-Sorbonne Paris 1 from 1993 to 2012. Since 2012, he is full professor at the Philosophy Department of Université Jean Moulin – Lyon 3. His specialties cover on one hand interactions between Mathematical Logic – in particular Proof Theory – and Computing Theory (proofs-programs and propositions-types correspondence, implicit complexity, linear logic, typing systems…); on the other hand, History and Philosophy of Logic (constructivism, foundations of Logic, abstraction and classification, negation, theory of definitions…) and of Computation theory (algorithms, computability, complexity, types, physical determinations of computation…).


Transmissão via Zoom (pw: 93674772569).

16h00-18h00
João Luís Cordovil (CFCUL/GI2), Silvia Di Marco (CFCUL) e Mattia Petrolo (CFCUL/GI1)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.