Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
A formação ‘Boost Your Productivity with AI’ (Impulsione a sua Produtividade com IA), lecionada por Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi organizada no âmbito do IMPULSO IA - Programa de Literacia em Inteligência Artificial, uma iniciativa da APDC - Digital Business Community em parceria com a Google, focada em capacitar profissionais para a nova era digital.
“Não podia deixar de estar presente”, partilhou a Ministra, Margarida Balseiro Lopes. “Esta iniciativa junta a APDC, a academia e as empresas, e isso é muito importante. Devemos trabalhar todos em rede e tirar o maior partido daquilo que cada um de nós sabe fazer melhor”, acrescenta ainda.
A sessão contou ainda com palavras de abertura por Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e por Rogério Carapuça, Presidente da APDC. Seguiu-se a intervenção de Margarida Balseiro Lopes, e uma breve apresentação do IMPULSO IA, por parte de Sofia Marta, Country Manager da Google Cloud Portugal, que destacou que se estima que a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na sociedade pode vir a traduzir-se num aumento de produtividade com um impacto positivo na economia de até 8% do PIB nacional.
“Esta tecnologia está nas nossas vidas para ficar, por isso devemos tirar partido dela”, salienta Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS.
Após a abertura do Programa, a formação propriamente dita contemplou uma introdução sobre a forma como funcionam as IA's preditivas e generativas e quais as "armadilhas" mais comuns quando se utilizam estas tecnologias, seguida de uma exploração de ferramentas concretas e estratégias para aumentar a produtividade, através do uso da IA no ambiente de trabalho. A formação permitiu abordar softwares com a capacidade de impulsionar a produtividade, tais como o Gemini, o assistente da Google que já está incorporado no Gmail, no Docs, no Sheets, entre outros. Foram ainda introduzidas outras ferramentas que ajudam na realização de tarefas concretas do dia-a-dia, tais como o NotebookLM, para criar notas e resumos de documentos complexos, o Imagen e o Midjourney, para a geração de imagens (uma funcionalidade que o Gemini também já inclui) e o Veo para a criação de vídeos.
“Todas as tecnologias disruptivas na história da humanidade provocaram alterações significativas na vida das pessoas e houve um aumento de produtividade”, refere Rogério Carapuça, Presidente da APDC. “A diferença com a IA é que [a evolução da tecnologia] está a acontecer no nosso tempo de vida, por isso temos que nos adaptar rapidamente. Há quem diga que este vai ser o maior aumento de produtividade da história da humanidade”, ressalva.
Dada a forte adesão a este programa, que levou a que as inscrições para esta primeira sessão esgotassem, foi já agendada uma nova edição prevista para 28 de novembro, que também irá decorrer em CIÊNCIAS. Esta procura é evidência do interesse crescente dos profissionais portugueses em abraçarem as novas ferramentas de IA, dando destaque ao nosso país como um pioneiro nesta área de inovação.
Leia o que os média estão a dizer sobre este assunto:
- Sapo - "IMPULSO IA: Inscrições abertas para programa de literacia em inteligência artificial"
- Notícias ao Minuto - "Faculdade de Ciências "não poderia estar ausente" de formação de IA"
- Mais Superior - "Ministra da Juventude e Modernização marca presença no arranque do programa “IMPULSO IA”"
- Revista Business Portugal - "Ministra da Juventude e Modernização no arranque do programa IMPULSO IA"
- Diário Guardião - "Faculdade de Ciências “não poderia estar ausente” de formação de IA"