Crónicas em Ciências

Ser cientista na União Europeia

vários jovens numa foto de grupo

Equipa EU Careers Ambassadors de 2022/2023 de vários países da UE

Imagem cedida por LG
Leonor Gonçalves
Leonor Gonçalves, EU Careers Ambassador 2022/2023 na Ciências ULisboa
Imagem cedida por LG

Tens interesse numa carreira internacional? Gostavas de trabalhar ou de estagiar na União Europeia? Então conta com a minha ajuda! O meu nome é Leonor Gonçalves e sou embaixadora das Carreiras na União Europeia (UE), da Ciências ULisboa. Enquanto embaixadora, a minha principal missão é promover as Carreiras na UE, o que passa não só por divulgar as oportunidades de estágio e emprego nas redes sociais da EU Careers Portugal mas também pela organização de eventos e realização de parcerias com instituições europeias.

Nesse sentido, realizei um evento via zoom no passado dia 14 de dezembro, no qual estiveram presentes cerca de 50 pessoas. Com a participação da Dra. Zélia Dias do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e do Dr. João Norton da European Maritime Safety Agency, foram apresentadas várias oportunidades de estágio bem como o seu processo de candidatura, e ambos os oradores explicaram aquilo que é mais valorizado nas candidaturas. Além disso, o Dr. João partilhou o seu testemunho enquanto trabalhador da UE, tendo já trabalhado em três instituições diferentes. Na parte final do evento, foram colocadas várias questões pelos participantes, tendo-se gerado uma conversa interessante sobre a realidade de trabalhar na UE.

Para o semestre que se avizinha, planeio organizar um evento semelhante na Ciências ULisboa e, em conjunto com os restantes embaixadores, contamos realizar (se possível, ainda estamos no início do processo...) um evento de maior dimensão juntamente com a representação da Comissão Europeia em Portugal.

Esta minha jornada enquanto embaixadora começou em setembro/outubro de 2022. Confesso que este era um mundo desconhecido para mim, mas que rapidamente me abriu mais horizontes e interesses e passou a fazer parte do meu dia a dia. A minha jornada, bem como a dos meus colegas, começou com a nossa ida a Bruxelas, onde tivemos o privilégio de nos conhecermos pessoalmente e de saber mais sobre a nossa nova função. 

Durante estes meses, tenho recebido múltiplos contactos de colegas da Faculdade, e de outras pessoas, e percebi que muitos cientistas descartam logo à partida uma saída profissional na União Europeia, por lhes parecer uma realidade para pessoas de outros cursos, como Relações Internacionais, Direito, etc. Um dos meus grandes objetivos é tentar desmistificar este preconceito e acho que o evento realizado foi muito importante nesse sentido.

Qualquer questão, não hesitem em contactar-me através do email eucareers.fcul@gmail.com ou através das nossas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn). Estamos à distância de um clique!

Leonor Gonçalves, aluna do 1º. ano do mestrado em Estatística e Investigação Operacional
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas