Workshop

Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável

Auditório da FCiências.ID / Ciências ULisboa
Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

O exercício físico faz parte das recomendações médicas para manter a autonomia motora. Todo o tipo de exercício é benéfico. Mas uma das práticas de exercício mais eficaz para manter a forma é a dança

A dança, como resposta do nosso corpo à música, estimula o ser humano, contribui para o seu equilíbrio e, consequentemente, para a sua relação com o ambiente e com a sociedade, tornando até mais sustentável a sua qualidade de vida. Dançar é indiscutivelmente útil na prevenção da demência, para além de oferecer também uma terapêutica não farmacológica a doentes dementes, conforme já demonstrado pela ciência. Pelos seus efeitos benéficos a nível psicológico, fisiológico e social, a dança é uma forma agradável, estimulante e divertida de manter, além da independência motora, a capacidade cognitiva e o bem-estar emocional, contribuindo para um envelhecimento mais lento e um estilo de vida sustentável.

Neste sentido, a Mesa Redonda deste Workshop debruçar-se-á sobre dança e a sua repercussão na saúde e na qualidade de vida, com foco no coração e nas doenças cardiovasculares, no cérebro e nas doenças neurodegenerativas, na importância da promoção da dança como medida de saúde pública, sem esquecer o estímulo da dança na química do cérebro, como fonte de prazer e de bem-estar.

Convidamos-vos a participar neste evento e a viver a dança após a mesa redonda! Dançaremos juntos e teremos um convívio seguidamente, e assim sentiremos que a dança é de facto importante para a nossa qualidade de vida.

Esperamos por vós, será uma experiência única!

O ensaio geral da iniciativa decorreu no dia 22 de setembro, pelas 13h30, no relvado do edifício C8 de Ciências ULisboa.

Programa:

Comissão Organizadora:

  • Amélia Pilar Rauter, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Ana Mourato, Universidade Lusófona
  • Ana Marta Matos, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Isabel  Ismael, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • João Borges, Estoril Wellness Center
  • Jorge Justino, Instituto Politécnico de Santarém
  • Maria Osório, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa
  • Olinda Monteiro, Departamento de Química e Bioquímica, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Tania Morais, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Logótipos das entidades organizadoras

Inscrições em: https://bit.ly/3oL6Wmr

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

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