Workshop

Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável

Auditório da FCiências.ID / Ciências ULisboa
Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

O exercício físico faz parte das recomendações médicas para manter a autonomia motora. Todo o tipo de exercício é benéfico. Mas uma das práticas de exercício mais eficaz para manter a forma é a dança

A dança, como resposta do nosso corpo à música, estimula o ser humano, contribui para o seu equilíbrio e, consequentemente, para a sua relação com o ambiente e com a sociedade, tornando até mais sustentável a sua qualidade de vida. Dançar é indiscutivelmente útil na prevenção da demência, para além de oferecer também uma terapêutica não farmacológica a doentes dementes, conforme já demonstrado pela ciência. Pelos seus efeitos benéficos a nível psicológico, fisiológico e social, a dança é uma forma agradável, estimulante e divertida de manter, além da independência motora, a capacidade cognitiva e o bem-estar emocional, contribuindo para um envelhecimento mais lento e um estilo de vida sustentável.

Neste sentido, a Mesa Redonda deste Workshop debruçar-se-á sobre dança e a sua repercussão na saúde e na qualidade de vida, com foco no coração e nas doenças cardiovasculares, no cérebro e nas doenças neurodegenerativas, na importância da promoção da dança como medida de saúde pública, sem esquecer o estímulo da dança na química do cérebro, como fonte de prazer e de bem-estar.

Convidamos-vos a participar neste evento e a viver a dança após a mesa redonda! Dançaremos juntos e teremos um convívio seguidamente, e assim sentiremos que a dança é de facto importante para a nossa qualidade de vida.

Esperamos por vós, será uma experiência única!

Programa:

  • 10h00 | Mesa redonda - João Gorjão Clara, Rita Carvalho, Ana Marta Matos, Ana Isabel Sampaio, José Pedro Teixeira, Amélia Pilar Rauter
  • 12h00-12h45 | Zumba connosco! - João Borges
  • 13h00-14h00 | Almoça connosco!       
  • Local: mesa redonda - Auditório da FCIÊNCIAS.ID, edifício C1, piso 3; dança e almoço - campus de Ciências ULisboa

Inscrições em: https://bit.ly/3oL6Wmr

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.