Workshop

Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável

Auditório da FCiências.ID / Ciências ULisboa
Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

O exercício físico faz parte das recomendações médicas para manter a autonomia motora. Todo o tipo de exercício é benéfico. Mas uma das práticas de exercício mais eficaz para manter a forma é a dança

A dança, como resposta do nosso corpo à música, estimula o ser humano, contribui para o seu equilíbrio e, consequentemente, para a sua relação com o ambiente e com a sociedade, tornando até mais sustentável a sua qualidade de vida. Dançar é indiscutivelmente útil na prevenção da demência, para além de oferecer também uma terapêutica não farmacológica a doentes dementes, conforme já demonstrado pela ciência. Pelos seus efeitos benéficos a nível psicológico, fisiológico e social, a dança é uma forma agradável, estimulante e divertida de manter, além da independência motora, a capacidade cognitiva e o bem-estar emocional, contribuindo para um envelhecimento mais lento e um estilo de vida sustentável.

Neste sentido, a Mesa Redonda deste Workshop debruçar-se-á sobre dança e a sua repercussão na saúde e na qualidade de vida, com foco no coração e nas doenças cardiovasculares, no cérebro e nas doenças neurodegenerativas, na importância da promoção da dança como medida de saúde pública, sem esquecer o estímulo da dança na química do cérebro, como fonte de prazer e de bem-estar.

Convidamos-vos a participar neste evento e a viver a dança após a mesa redonda! Dançaremos juntos e teremos um convívio seguidamente, e assim sentiremos que a dança é de facto importante para a nossa qualidade de vida.

Esperamos por vós, será uma experiência única!

O ensaio geral da iniciativa decorreu no dia 22 de setembro, pelas 13h30, no relvado do edifício C8 de Ciências ULisboa.

Programa:

Comissão Organizadora:

  • Amélia Pilar Rauter, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Ana Mourato, Universidade Lusófona
  • Ana Marta Matos, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Isabel  Ismael, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • João Borges, Estoril Wellness Center
  • Jorge Justino, Instituto Politécnico de Santarém
  • Maria Osório, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa
  • Olinda Monteiro, Departamento de Química e Bioquímica, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Tania Morais, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Logótipos das entidades organizadoras

Inscrições em: https://bit.ly/3oL6Wmr

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.