Workshop

Saúde, Dança e Ciência na qualidade de vida sustentável

Auditório da FCiências.ID / Ciências ULisboa
Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

O exercício físico faz parte das recomendações médicas para manter a autonomia motora. Todo o tipo de exercício é benéfico. Mas uma das práticas de exercício mais eficaz para manter a forma é a dança

A dança, como resposta do nosso corpo à música, estimula o ser humano, contribui para o seu equilíbrio e, consequentemente, para a sua relação com o ambiente e com a sociedade, tornando até mais sustentável a sua qualidade de vida. Dançar é indiscutivelmente útil na prevenção da demência, para além de oferecer também uma terapêutica não farmacológica a doentes dementes, conforme já demonstrado pela ciência. Pelos seus efeitos benéficos a nível psicológico, fisiológico e social, a dança é uma forma agradável, estimulante e divertida de manter, além da independência motora, a capacidade cognitiva e o bem-estar emocional, contribuindo para um envelhecimento mais lento e um estilo de vida sustentável.

Neste sentido, a Mesa Redonda deste Workshop debruçar-se-á sobre dança e a sua repercussão na saúde e na qualidade de vida, com foco no coração e nas doenças cardiovasculares, no cérebro e nas doenças neurodegenerativas, na importância da promoção da dança como medida de saúde pública, sem esquecer o estímulo da dança na química do cérebro, como fonte de prazer e de bem-estar.

Convidamos-vos a participar neste evento e a viver a dança após a mesa redonda! Dançaremos juntos e teremos um convívio seguidamente, e assim sentiremos que a dança é de facto importante para a nossa qualidade de vida.

Esperamos por vós, será uma experiência única!

O ensaio geral da iniciativa decorreu no dia 22 de setembro, pelas 13h30, no relvado do edifício C8 de Ciências ULisboa.

Programa:

Comissão Organizadora:

  • Amélia Pilar Rauter, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Ana Mourato, Universidade Lusófona
  • Ana Marta Matos, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Isabel  Ismael, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • João Borges, Estoril Wellness Center
  • Jorge Justino, Instituto Politécnico de Santarém
  • Maria Osório, Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa
  • Olinda Monteiro, Departamento de Química e Bioquímica, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
  • Tania Morais, Centro de Química Estrutural, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Logótipos das entidades organizadoras

Inscrições em: https://bit.ly/3oL6Wmr