Incidente no MARE Ciências ULisboa

Campus Ciências ULisboa

O edifício foi evacuado e dado o alerta para os meios externos de socorro, que em articulação com o sistema de segurança da Faculdade rapidamente controlaram a ocorrência

GOME Ciências ULisboa - José Lousa

No passado dia 4 de outubro ocorreu um incidente num laboratório do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em Ciências ULisboa. Não houve qualquer vítima, nem danos materiais a registar.

De acordo com nota de imprensa emitida pela Faculdade na sexta-feira passada, no âmbito do projeto COASTNET, uma rede portuguesa de monitorização costeira, um doutorando do programa EarthSystems – Escola Doutoral de Lisboa em Ciências do Sistema Terra -, realizava numa hotte (equipamento de proteção coletiva adequado à atividade) uma experiência com cloreto de titânio (IV), tóxico por inalação. Da reação desse agente químico com água resultou a libertação de uma pequena quantidade de vapores ácidos. Alguns colegas do laboratório sentiram um ligeiro ardor no nariz, pelo que foi acionado de imediato o plano de emergência interno, evacuado o edifício e dado o alerta para os meios externos de socorro, que em articulação com o sistema de segurança da Faculdade rapidamente controlaram a ocorrência.

Ext. 20000 - Tel. 217 500 600 - Contactos para utilização exclusiva em caso de emergência. Guarde estes contactos no seu telemóvel.

Campus Ciências ULisboa
O cloreto de titânio (IV) é tóxico por inalação, ainda assim, não houve qualquer vítima, nem danos materiais a registar
Fonte Equipa de primeiros socorros de Ciências ULisboa - Tânia Lampreia

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

Páginas