Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade

Política de Segurança em Ciências

O papel e a relevância da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assentam na prossecução dos seus objetivos estratégicos e da sua missão, para a qual é determinante o bem-estar dos trabalhadores, colaboradores, alunos e visitantes e a promoção da melhoria das condições de trabalho através da promoção da segurança nos locais de trabalho, em especial nos espaços de laboratório.

Sistema de Prevenção de Riscos Profissionais em Espaços Laboratoriais de Ciências

Fase 1 - Identificação dos Perigos: Identificação dos perigos associados a todas as atividades laboratoriais de Ciências, na conceção ou construção de instalações e nos processos de trabalho, assim como na seleção de equipamentos, substâncias e produtos, com vista à eliminação ou, quando esta seja inviável, à redução dos mesmos.

Fase 2 - Avaliação dos Riscos: Análise sistemática dos aspetos relacionados com os riscos profissionais. Definição de prioridades de atuação com base na probabilidade dos perigos identificados poderem ocasionar danos, na gravidade do dano provável e na frequência da exposição dos trabalhadores, colaboradores ou alunos de Ciências a cada um dos perigos identificados.

Fase 3 - Decisão e Adoção de Medidas Preventivas: Combate aos riscos na origem, por forma a eliminar ou reduzir a exposição e aumentar os níveis de proteção. Assegurar, nos espaços laboratoriais de Ciências, que as exposições aos agentes físicos, químicos e biológicos não constituem risco para a segurança e saúde dos trabalhadores, colaboradores e alunos. Substituição do que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso. Priorização das medidas de proteção coletiva em relação às medidas de proteção individual. Elaboração e divulgação de instruções compreensíveis e adequadas às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, colaboradores e alunos de Ciências. Realização de ações de sensibilização gerais e específicas no domínio da segurança no trabalho.

Fase 4 - Acompanhamento e Revisão: Garantir a eficácia das medidas de prevenção e o controlo dos riscos profissionais. Gerar informação que fundamente os processos de análise e revisão da avaliação dos riscos. Rever e atualizar instruções e ações de sensibilização gerais e específicas no domínio da segurança no trabalho.

Contactos

Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade