Incidente no MARE Ciências ULisboa

Campus Ciências ULisboa

O edifício foi evacuado e dado o alerta para os meios externos de socorro, que em articulação com o sistema de segurança da Faculdade rapidamente controlaram a ocorrência

GOME Ciências ULisboa - José Lousa

No passado dia 4 de outubro ocorreu um incidente num laboratório do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em Ciências ULisboa. Não houve qualquer vítima, nem danos materiais a registar.

De acordo com nota de imprensa emitida pela Faculdade na sexta-feira passada, no âmbito do projeto COASTNET, uma rede portuguesa de monitorização costeira, um doutorando do programa EarthSystems – Escola Doutoral de Lisboa em Ciências do Sistema Terra -, realizava numa hotte (equipamento de proteção coletiva adequado à atividade) uma experiência com cloreto de titânio (IV), tóxico por inalação. Da reação desse agente químico com água resultou a libertação de uma pequena quantidade de vapores ácidos. Alguns colegas do laboratório sentiram um ligeiro ardor no nariz, pelo que foi acionado de imediato o plano de emergência interno, evacuado o edifício e dado o alerta para os meios externos de socorro, que em articulação com o sistema de segurança da Faculdade rapidamente controlaram a ocorrência.

Ext. 20000 - Tel. 217 500 600 - Contactos para utilização exclusiva em caso de emergência. Guarde estes contactos no seu telemóvel.

Campus Ciências ULisboa
O cloreto de titânio (IV) é tóxico por inalação, ainda assim, não houve qualquer vítima, nem danos materiais a registar
Fonte Equipa de primeiros socorros de Ciências ULisboa - Tânia Lampreia

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt