Registo de alterações
- [8/7/2025] Primeira versão desta página
O que vai acontecer?
As contas dos utilizadores de Ciências irão ser temporariamente desativadas e todos os conteúdos serão eliminados no processo. Este é um processo necessário para assegurar o funcionamento das contas no futuro e que irá afetar, em momentos distintos, todas as escolas da ULisboa. A preservação dos dados não pode ser realizada pelos serviços uma vez que a Direção de Serviços Informáticos, apesar de gestor do serviço, não tem acesso aos conteúdos dos utilizadores. A desativação e reativação das contas irá decorrer em três fases, descritas na secção Calendário.
Calendário
Fase 1: Até 18 de julho, a decorrer
Os utilizadores protegem os dados que queiram preservar, copiando-os ou movendo-os da nuvem da Microsoft. A cópia pode ser feita a partir do site do sharepoint. Os utilizadores de Windows podem também utilizar a aplicação OneDrive no computador pessoal. Os dados devem ser copiados para qualquer outro local, incluindo o seu computador pessoal ou a área pessoal disponibilizada pela Direção de Serviços Informáticos. O acesso à área pessoal está descrito na página Áreas pessoais e áreas partilhadas. Os dados mantidos no Teams podem ser arquivados seguindo as instruções disponibilizadas pela Microsoft.
Fase 2: De 19 a 21 de julho, a aguardar
A Direção de Serviços Informáticos procede à criação das novas contas de utilizador. O acesso aos serviços do Office365 estão indisponíveis.
Fase 3: A partir de 22 de julho, a aguardar
O acesso aos serviços Office365 volta a ficar disponível para todos os utilizadores, que podem voltar a carregar ficheiros para o serviço novamente através do sharepoint ou do OneDrive. O espaço de armazenamento é reduzido para 20Gb por utilizador.
Perguntas Frequentes
Q1: Como descarrego os dados armazenados?
OneDrive ou SharePoint:
Através do Navegador Web:
- Aceda ao seu OneDrive ou ao site do SharePoint através do navegador.
- Navegue até à pasta ou ficheiros que deseja descarregar.
- Selecione os ficheiros ou pastas (pode selecionar vários).
- Clique no botão "Descarregar" (geralmente representado por uma seta para baixo ou um ícone de nuvem com uma seta).
- Se estiver a descarregar vários ficheiros ou uma pasta, o OneDrive/SharePoint irá compactá-los num ficheiro .zip antes de iniciar o download.
Através da Aplicação de Sincronização do OneDrive:
- Se tiver a aplicação de sincronização do OneDrive instalada no seu computador, os ficheiros do seu OneDrive pessoal e/ou OneDrive for Business já deverão estar sincronizados com o seu dispositivo local.
- Neste caso, os ficheiros estão acessíveis diretamente no Explorador de Ficheiros (Windows) ou Finder (macOS) na pasta "OneDrive".
- Pode simplesmente copiar estes ficheiros para outra localização no seu computador ou para um dispositivo de armazenamento externo.
Microsoft Teams
- Ficheiros: Os ficheiros partilhados em canais do Teams são armazenados no SharePoint Online. Siga as instruções para descarregar ficheiros do SharePoint.
- Gravações de Reuniões: As gravações de reuniões do Teams são geralmente guardadas no Microsoft Stream ou no SharePoint/OneDrive (dependendo da configuração da sua organização). Pode descarregá-las diretamente a partir dessas plataformas.
- Mensagens de Chat: Para descarregar o histórico de conversas do Teams, geralmente é necessário que um administrador da sua organização utilize as ferramentas de eDiscovery ou Conteúdo Search no Centro de Conformidade do Microsoft 365. Para utilizadores individuais, não há uma forma direta de descarregar todo o histórico de chat de forma fácil. No entanto, pode copiar e colar partes das conversas, se necessário.
Q2: Tenho acesso aos ficheiros quando abro o word ou outras aplicações no meu computador. Isso significa que os dados já estão protegidos e não serão eliminados?
Os ficheiros podem não estar protegidos. Poderão estar guardados em cache (temporários) e eventualmente deixará de ter acesso. Deve certificar-se que se encontram guardados localmente no seu computador.
Q3: Enquanto a conta está desativada, poderei continuar a usar as ferramentas do Office (word, excel, powerpoint, outlook) no meu computador?
Durante a Fase 2 não terá uma conta válida na Microsoft. Como estas aplicações apenas verificam periodicamente se a conta se mantém válida, é possível que durante a Fase 2 não haja uma verificação e como tal possa aceder às aplicações como normalmente. Mas se a aplicação fizer a verificação, receberá um alerta e o acesso será a uma versão com funções muito limitadas do Word, Excel, Powerpoint, etc.
Q4: Este processo irá afetar a minha caixa de correio eletrónico (e-mail)?
Não. Apesar de usarmos o Outlook e um serviço da Microsoft para aceder ao correio eletrónico, o e-mail de CIÊNCIAS ULisboa é guardado em servidores próprios. Não utiliza a cloud nem a conta da Microsoft e por isso ficará permanentemente disponível e funcional no webmail.
Q5: Tenho ficheiros partilhados por link. Quando fizer a reposição dos ficheiros, os links permanecerão válidos?
Não. O link é um apontador para um determinado ficheiro, independente do nome. Quando a reposição for feita, para a Microsoft este será um ficheiro sem qualquer relação com o anterior. O mesmo acontecerá com as partilhas de ficheiros com um determinado utilizador. Terão sido perdidas e será necessário voltar a criá-las.
Q6: Como posso ter a certeza que os dados estão protegidos?
Se estiverem localmente no computador. Em caso de dúvida contacte o suporte.
Q7: Quando tento repôr os dados, o serviço diz-me que não há espaço disponível. O que se passa?
O novo modelo contratual que será aplicado pela Microsoft considera uma redução significativa de espaço de armazenamento. É muito provável que não seja possível voltar a carregar todos os ficheiros de volta para a cloud. Pode verificar o espaço que lhe resta no canto inferior esquerdo, no SharePoint, onde diz Armazenamento.
Q8: Estas datas não me são convenientes. Posso fazer a salvaguarda ou a reposição mais tarde?
Não. A migração é feita por instituição pelo que será necessário migrar todas as contas de utilizador em simultâneo. A reposição pelo contrário poderá ser feita em qualquer momento uma vez que o serviço ficará permanentemente disponível.
Q9: Posso delegar na DSI a proteção dos dados?
Não. Apenas o utilizador, a Microsoft e os utilizadores com quem os ficheiros tenham sido partilhados tem acesso aos ficheiros. Ninguém na Direção de Serviços Informáticos consegue aceder a esses ficheiros. A possibilidade de ser a Microsoft a fazer o serviço foi equacionada mas não é financeiramente viável.