Áreas Pessoais e Áreas Partilhadas

A Direção de Serviços Informáticos disponibiliza áreas pessoais e partilhadas para armazenamento de ficheiros com operações de salvaguarda (backups) diários. O acesso a estas áreas pode ser realizado de três formas:

• Estrutura de sistema de ficheiros distribuído existente na Faculdade (\\fc.ul.pt\fc\...);
  • Mapeamento automático realizado quando os utilizadores efectuam login num computador registado no domínio fc.ul.pt em ambiente Windows (drive u: para a áreas pessoal e drive p: para a área partilhada);
  • Acesso directo à área pessoal e partilhas, dependente do tipo de utilizador. Em caso de necessidade por favor contacte o Suporte.

Áreas Pessoais

Estas áreas estão disponíveis para Docentes, Funcionários e Alunos, sendo acessíveis apenas pelo próprio utilizador.  Destinam-se especialmente  a armazenamento de ficheiros de dados que os utilizadores considerem importantes e que desejem ter garantia de salvaguarda regular. O utilizador poderá aceder/editar os ficheiros directamente nesta pasta ou utilizá-la como local de armazenamento esporádico de dados importantes.

Poderá confirmar se a sua área pessoal está criada através do acesso ao portal da FCUL onde deverá estar indicado o link para a sua área (na secção Minha Conta > Área de Ficheiros).

As áreas de alunos são apagadas anualmente, no dia 1 de Setembro de cada ano.

Cirrus

O Cirrus (https://cirrus.ciencias.ulisboa.pt/) é um serviço de armazenamento e partilha de ficheiros com uma interface web semelhante a serviços na nuvem como o Google drive ou a dropbox. Está disponível para toda a comunidade (incluindo por isso os alunos) e, no caso dos funcionários e docentes integra com a ferramenta de gestão de grupos pelos utilizadores. Permite também o acesso às áreas pessoais de qualquer ponto. Para apoio, consultar o tutorial do serviço de partilha de ficheiros.

Áreas Partilhadas

Docentes e Funcionários

As áreas partilhadas são acessíveis por todos os utilizadores do Departamento, Centro ou Serviço a que cada utilizador pertence. A partilha principal do Departamento ou Serviço está mapeada como drive p: se efectuar login num computador registado no domínio fc.ul.pt. Todos os utilizadores do Departamento/Centro/Serviço têm permissões de leitura e escrita nestas pastas.

Cada utilizador poderá ter acesso a várias áreas partilhadas, conforme os Centro de Investigação que pertença.

Alunos

Os alunos que realizem trabalhos de grupo ou outros projectos especiais, podem solicitar a abertura de Areas Partilhadas pelos elementos desse grupo, bastando para tal enviar um email para suporte@ciencias.ulisboa.pt com uma breve justificação desta necessidade e os elementos do grupo (números de aluno).

Estas áreas são apagadas no dia 1 de Setembro de cada ano.

Quotas

Os docentes e funcionários têm um limite (quota) de 6 GB para armazenamento de ficheiros nas área pessoais e partilhadas. Este limite poderá ser extendido caso-a-caso por contacto com a Direção de Serviços Informáticos.

Os alunos têm uma quota de 1 GB, que abrange igualmente as eventuais áreas partilhadas existentes, embora neste caso as quotas possam ser aumentadas a pedido.

O acesso a estas áreas é realizado no Campus da FCUL.