Seminário Ciência e Império

Uma modernidade alternativa? Arquitetura, urbanidade e colonialismo em Lourenço Marques no período tardo-colonial

Sala 8.2.12, FCUL, Lisboa
Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Seminário Ciência e Império

Resumo: Recentemente, o conjunto arquitetônico das ex-colônias portuguesas vem sendo celebrado como obra de um grupo de profissionais autônomos que, à revelia do regime ditatorial salazarista, buscou criar uma utopia moderna em África. Entretanto, por detrás das supostas diretrizes humanistas de seus idealizadores, visões particulares sobre raça e a percepção de que as colônias eram ambientes de promiscuidade e perigo forjaram os modos pelos quais os técnicos coloniais definiram os estilos arquitetônicos hoje celebrados. Durante o período tardo-colonial, a incessante busca por um estilo tradicional português em África, revela uma preocupação comum aos administradores metropolitanos: o medo de que, em meio a um ambiente inóspito, os colonos europeus perdessem seus hábitos civilizados e, por fim, sua própria branquitude. Para administradores e arquitetos coloniais, elementos estilísticos da casa tradicional portuguesa – e, posteriormente, da estética modernista – deveriam funcionar como uma âncora civilizacional para preservação da sociedade europeia nas colônias africanas. Neste sentido, a recente discussão estilística sobre a geração africana de arquitetos portugueses negligencia uma questão central: como diferentes escolas de arquitetônicas foram utilizadas para gerir a vida privada de colonos e autóctones, de modo a criar espaços urbanos higienicamente segregados, mas relativamente porosos.

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
IX Jornadas do Departamento de História e Filosofia das Ciências 2019

Apresentação por Pós-doc e alunos de Doutoramento do DHFC

 

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

MEC2019 - 5.ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

Este evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação relacionados com a morfodinâmica das zonas costeiras, e de discussão de ideias, conhecimento e informação sobre a zona costeira.

 

Datas importantes:

Dia Europeu da Música em Ciências ULisboa

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelos conjuntos 

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

A comunicação é uma ferramenta essencial no Ensino e na relação Docente-Estudante. As estratégias comunicacionais inerentes são várias e compõem um leque variado e indispensável para qualquer interveniente do Sistema Educativo.

Programa de Estágios de Verão FCUL

O Programa de Estágios de Verão FCUL é um programa de estágios extracurriculares, de curta duração, que pretende proporcionar aos estudantes uma experiência de conta

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES.

Por Byungnam Kahng (Department of Physics and Astronomy, Seoul National University).

Logótipo ERC - European Research Council

Ciclo de sessões de divulgação das oportunidades ERC - European Research Council para 2020.

 

ERC Days @ Porto, 25 e 26 de junho

Por Cristiana Palmela Pereira (Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa).

Por Fabio Deelan Cunden (University College Dublin).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

João de Sousa Alves defende a dissertação "CAN FD: a communication network for future avionic systems".

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Marta Macedo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

O evento conta com a participação, na qualidade de keynote speaker, de Filipe Duarte Santos (Ciências ULisboa).

The main goal of this 2-days workshop is to gather  researchers, post-docs and students from all Europe, working on Planetary Science studies to discuss about several topics related with Planetary Atmospheres (including exoplanets), and promote collaborations on the basis

Conferências CIUHCT "Ricardo Carlos Smith, a forgotten pioneer of Portuguese horticulture"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Logotipo Lisboa 2020

O Programa Lisboa 2020 abre concursos para Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas.

As provas, requeridas por José Manuel Lourenço Coutinho Afonso, decorrem nos dias 01 e 02 de julho de 2019.

Frontiers in E3: 5th cE3c Annual Meeting

The cE3c 5th Annual Meeting will take place on July 1-2 2019, at the National Museum of Natural History and Science.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Verão na ULisboa 2019

A edição de 2019 da iniciativa Verão na ULisboa decorre nas semanas de 01 a 05 de julho (alunos do 10.º,11.º e 12.º ano) e de 08 a 12 de julho (alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano).

Páginas