Ser Cientista 2024

Ciências ULisboa
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

Vem investigar connosco!

Esta atividade é dirigida a todos os alunos que frequentem, no presente ano letivo, o 10.º, 11.º ou 12.º ano de escolaridade.

Visa proporcionar aos alunos do ensino secundário uma aproximação à realidade da investigação científica, pela integração no dia-a-dia dos cientistas de diferentes áreas de Ciências.

Ao longo de uma semana, os participantes vão poder realizar, por si próprios, um projeto científico acompanhados pelos docentes e investigadores da nossa Faculdade.

A 9.ª edição do "Ser Cientista" realiza-se entre 22 e 26 de julho de 2024.

A participação na atividade tem um custo de 55 euros (almoços incluídos), a pagar apenas caso o candidato seja selecionado.

Candidaturas

Cada participante que no ano letivo 2023/2024 frequente o 10.º, 11.º ou 12.º ano, pode candidatar-se aos projetos disponíveis através do formulário de candidatura, passando posteriormente por um processo de seleção.

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

No formulário, cada participante pode candidatar-se a mais do que um projeto (independentemente da sua área científica). Para além de selecionarem o projeto (ou projetos) a que se candidatam, os alunos terão de organizá-los por ordem de preferência.

No formulário, é igualmente solicitada a submissão do comprovativo de notas do 1º semestre, no caso das escolas com avaliação semestral, ou do 2º período, no caso das escolas com avaliação trimestral. Caso não os consigam submeter, os candidatos deverão enviá-los para dci@ciencias.ulisboa.pt.

A seleção dos alunos para cada projeto terá em conta a média das duas melhores notas obtidas no 1º semestre ou no 2º período, selecionadas entre as seguintes disciplinas: Biologia / Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática A, Geometria Descritiva A ou Economia.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.