23.º Encontro Nacional de Ecologia

Instituto Pernambuco-Porto
Imagem do evento - título, local e data do evento

Após meses de negociação, o Parlamento Europeu adoptou a Lei do Restauro da Natureza a 27 de Fevereiro. Mais de 6000 cientistas estiveram na base de toda esta discussão, arranjando argumentos para pressionar os políticos a aceitar esta adopção.

Este papel dos cientistas e da sua capacidade de justificar, com base em conhecimento científico, é urgente ser reconhecido. A atual situação de alteração climática que vivemos, com os ecossistemas terrestres e marinhos a mostrar que os limites críticos se estão a aproximar, indicia riscos globais. Os limites, uma vez ultrapassados, poderão resultar em mudanças rápidas e persistentes. Gerir e mitigar com precisão os riscos requer uma mudança fundamental no pensamento sobre o valor da natureza, incluindo a contabilização do capital natural e dos custos da degradação dos ecossistemas no desenvolvimento económico e na qualidade de vida.

Qual o papel da investigação ecológica, básica e fundamental, para dar resposta a situações de crise?
Como integrar o conhecimento gerado pelos ecólogos no planeamento de conservação? Como proteger o que ainda não se conhece? Como mostrar que o conhecimento das comunidades biológicas e do seu funcionamento para compreender as consequências ambientais, económicas e sociais de uma transição energética feita a qualquer custo é necessário e urgente?

Estas e outras questões vão servir de mote para demonstrar a necessidade dos ecólogos se juntarem, partilharem experiências e resultados e discutir temas relevantes que procuram juntar a ciência à sociedade, sem abdicar do seu foco principal: não há conhecimento sem investigação científica.

É este o desafio do 23º Encontro Nacional de Ecologia, que incentiva a submissão de trabalhos em todos os domínios da ecologia. O BIOPOLIS/CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) e o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), centros de investigação associados à Universidade do Porto onde a investigação fundamental em ecologia é um ponto forte, organizam com a SPECO este 23º ENE. O ENE terá lugar nas instalações do Instituto Pernambuco.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia

Lisbon AI Seminar, por Gloria Andrada (IFILNOVA).

Logótipo do EVM 2024

Uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, que proporciona a estudantes que estão a terminar o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, Física ou afins, de todo o país, a oportunidade de participar num projeto de duas semanas, sob a orientação de um mentor (um dos nossos estudantes de doutoramento ou mestrado).

Por Jamerson Douglas Bezerra (Nicolaus Copernicus University).

Logótipo do EVM 2024

Por Bruno Loff (DM Ciências ULisboa, LASIGE e CMAFcIO).

titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.