Seminários do EVM 2024

A Hipótese de Riemann aos 165 anos

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa
Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

A Hipótese de Riemann afirma que os zeros da função Zeta estão na recta vertical Re(z)=1/2 . Este é talvez o mais importante, e seguramente o mais famoso, problema em aberto na Matemática. Tem implicações extraordinárias, a primeira das quais – que levou à sua introdução por Riemann – é que a distribuição dos números primos tem um equilíbrio óptimo entre aleatoriedade e regularidade. Num sentido matematicamente preciso, à la Fourier, a Hipótese de Riemann assegura a harmonia da música dos primos.

Para além disso, tem impacto em muitas outras áreas: há dezenas de resultados demonstrados supondo que a Hipótese de Riemann é verdadeira. Por outro lado, ela admite generalizações formalmente análogas a outros contextos, como L-funções de Dirichlet ou L-funções automórficas. Saber se a HR é verdadeira nesses contextos teria implicações profundas.

Mas para isso teríamos de saber se a Hipótese de Riemann básica é ou não verdadeira. E até hoje, apesar de enormes esforços de grandes matemáticos (e do Prémio do Milénio, de um milhão de dólares) a Hipótese de Riemann continua… uma hipótese.

Entrada Livre

Departamento de Matemática, Ciências ULisboa

Lisbon AI Seminar, por Gloria Andrada (IFILNOVA).

Logótipo do EVM 2024

Uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, que proporciona a estudantes que estão a terminar o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, Física ou afins, de todo o país, a oportunidade de participar num projeto de duas semanas, sob a orientação de um mentor (um dos nossos estudantes de doutoramento ou mestrado).

Por Jamerson Douglas Bezerra (Nicolaus Copernicus University).

Logótipo do EVM 2024

Por Bruno Loff (DM Ciências ULisboa, LASIGE e CMAFcIO).

titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.