The three-sigma rule

Is it a beauty or a beast in serology data analysis?

Transmissão através de Videoconferência

Evento adiado para o dia 26 de janeiro de 2022.

Por Nuno Sepúlveda (Faculty of Mathematics & Information Science, Warsaw University of Technology, Poland & CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, Portugal).

Serological data analysis has often the objective of estimating the seroprevalence, i.e.,  the proportion of antibody-positive (i.e., seropositive) individuals in the population. However, serological data are intrinsically quantitative and, therefore, seropositive and seronegative individuals need to be estimated from the data. A simple approach to this estimation problem is to classify  individuals as seropositive if their antibody values exceed a certain threshold; otherwise, they are considered as antibody-negative (or seronegative). The threshold for antibody positivity is routinely determined by the three-sigma rules based on extreme quantiles of the normal distribution. In this rule, the threshold for seropositivity is estimated as the mean plus three standard deviations from the estimated antibody distribution of the seronegative population. In this talk, I will discuss two inferential problems - estimation bias and apparent control of specificity - arising from this rule. These problems will be discussed with public data on serological testing against the SARS-CoV2. In the end, one can ask the question: is the three-sigma rule a beautiful statistical construct or rather a little beast hidden in serological data analysis?

Transmissão em direto via Zoom.

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.