Horários de atendimento - Verão 2017

O horário de atendimento ao público de algumas unidades será alterado em julho e agosto de 2017.

Unidade Horário de atendimento
Secretaria Académica / Tesouraria
(Atendimento Geral)
14 julho a 31 agosto: 10h00-13h00
Atendimento no horário pós-laboral não disponível.
Direção de Serviços Informáticos 24 julho a 04 agosto | 24 agosto a 01 setembro: 09h00-17h00
O atendimento presencial estará encerrado de 07 a 23 de agosto, mantendo-se os suportes telefónico (ext. 21248) e e-mail (suporte@ciencias.ulisboa.pt).

C4
10 julho a 04 agosto: 09h00-17h00
07 a 11 agosto: 10h00-12h00 (atendimento presencial no balcão da Biblioteca – sala de leitura encerrada)
14 a 23 agosto: A Biblioteca do C4 estará encerrada, sem atendimento presencial
24 e 25 agosto: 14h00-16h00 (atendimento presencial no balcão da Biblioteca – sala de leitura encerrada)
28 agosto a 08 setembro: 09h00-17h00

C8
A Biblioteca do C8 estará encerrada a partir do dia 10 de julho, até data a anunciar (os serviços estão disponíveis na Biblioteca do C4, de acordo com o calendário anunciado).

Extensões Departamentais
Biologia (C2): Encerrada de 01 de agosto a 01 de setembro.
Estatística e Investigação Operacional (C6): Encerrada de 07 a 23 de agosto.
Geologia (C6): Encerrada de 01 de agosto a 01 de setembro.
Informática (C6): Encerrada de 07 de agosto a 08 de setembro.
Matemática (C6): Encerrada de 03 a 27 de agosto.

Biblioteca José Pinto Peixoto (IDL):
Encerrada de 01 a 31 de agosto.

Núcleo de Expediente

07 a 23 de agosto: 09h00-12h30 | 13h30-16h00

Mais se informa que os Departamentos da FCUL encerram de 07 a 23 de agosto de 2017.

Circuito enquadrado no ambiente de montado que circunda a aldeia do Lousal.

Caminhe na natureza e abra as portas ao conhecimento científico que os monumentos megalíticos da região oferecem.

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

Maria Alexandra Soares Gomes Cardoso de Oliveira apresenta a tese "Boulder deposits related to extreme marine events in the western coast of Portugal".

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

Sessão de abertura do ano letivo 2017/2018 do PD-FCTASna qual será feita a apresentação das disciplinas e dos seminários pela coordenação do Programa e pelos docentes responsáveis

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Por Julie Pullen (Stevens Institute of Technology).

Por António Klein (Laboratory of Coastal Oceanography, CEO/CFM, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC, Brazil).

Por Emílio Franco (Universidade do Porto).

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

A sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2017, com um programa cheio de atividades.

Excecionalmente, o Planetário abrirá as portas às 19h45.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Por Franz Gatzweiler (Executive director of the 10-year global interdisciplinary research programme on “Health and Wellbeing in the Changing Urban Environment: a Systems Approach," created by the International Council for Science (ICSU), and sponsored by the Un

Por Artur Tiago Silva (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

Os ecossistemas fluviais portugueses são um património natural único, muito rico em espécies piscícolas endémicas, sendo também um recurso fundamental de água doce.

A conferência conta com a participação de Jorge Marques da Silva e Cristina Branquinho, da FCUL.

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (FCUL), decorrendo as expressões de interesse até 12 de maio de 2017.

For understanding Nature, modern science has turned to mathematical and physical models that dramatically simplified the complexity of natural phenomena and processes.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.