Cafés de Ciência "Big Picnic, Big Questions?"

Saúde e Sustentabilidade: como pô-las no prato?

MUHNAC, Lisboa
MUHNAC

Como introduzir hábitos alimentares mais saudáveis? Como promover o consumo de plantas locais, sem esquecer a partilha de saberes entre gerações?

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, através do projeto europeu “Big Picnic, Big Questions?”promove, até outubro de 2018 um ciclo de Cafés de Ciência com o objetivo de discutir as diferentes dimensões da alimentação saudável e sustentável.

Neste primeiro Café Ciência, vamos discutir questões sobre nutrição, integrando as questões ligadas à agronomia e sustentabilidade, com 4 especialistas de diferentes áreas.

Participação livre, sujeita a lotação da sala (30 lugares)

Inscrições e mais informações: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808


Notas biográficas

João Manuel da Silva Alves - Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF)
Licenciado em Biologia, pela Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em “Gestão Estratégica, Controlo de Gestão, Marketing & Comunicação e Gestão de Projetos”. Atividade Profissional como Técnico Superior (Assessor Principal) do SNPRPP/SNPRCN/ICN/ICNB/ICNF, desde outubro de 1982. Exercício de diversos cargos de Dirigente (de nível superior e intermédio), entre junho-1999 e maio-2000 e entre outubro-2003 e junho-2013. Vogal dos Conselhos de Administração das Sociedades Polis Litoral, Ria Formosa, S.A. (entre julho-2008 e novembro-2016) e Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A. (desde novembro-2013). Apoio à gestão do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), desde julho-2013. Assegura o Secretariado Executivo do Plano de Ação para a Conservação do Lince Ibérico (PACLIP 2015- 2020), desde janeiro de 2014. Envolvimento da participação do ICNF no Projeto Ibérico LIFE+10/NAT/ES/000570 - Iberlince. Acompanhamento, por parte do ICNF, do projeto da SPB e Phytos, sobre “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, co-financiado pelo POSEUR 2020 e pelo Fundo Ambiental (ex-FCNB).

Luís F. Goulão - Universidade de Lisboa - Colégio Food, Farming and Forestry (F3)
Doutorado em Eng.ª Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Investigator no Centro Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF). Experiência em coordenação de projetos de investigação e de cooperação internacional valorizando abordagens multi-ator para produzir impacto em questões de segurança alimentar e nutricional e de sustentabilidade ambiental, com base em ciência, capacitação e agendas de ação. Gestor estratégico da interdisciplinaridade da Universidade de Lisboa, nos domínios da alimentação, da agricultura e da floresta, oferecida pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3).

Maria João Gregório - Direção-Geral da Saúde (DGS)
Nutricionista e doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Desde 2011 é docente da FCNAUP, das unidades curriculares de Comunicação, Projeto de Comunicação e Política Nutricional da licenciatura em Ciências da Nutrição. É investigadora da Unidade de Investigação EpiDoC do CEDOC da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é também adjunta do Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.

Teresa Mariano – Associação Portuguesa de Nutrição (APN)
Nutricionista | Direção da Associação Portuguesa de Nutrição
Licenciatura em Ciências da Nutrição - Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Pós Graduação em Nutrição Pediátrica - Universidade Católica Portuguesa

17h30-18h30
MUHNAC - Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Diogo Roque.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Carlota Andrés  (LIP).

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Mathematical Logic Seminar, por Maria Osório Costa (CMAFcIO, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Pormenor de robô

Nesta sessão, serão descritos os funcionamentos dos vários mestrados, as suas estruturas curriculares, e os horizontes profissionais que oferecem.

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Páginas