
É com enorme entusiasmo que CIÊNCIAS recebe Meredith R. Morris, Diretora de Investigação em Interacção Humano-IA na Google DeepMind e Professora Afiliada na Universidade de Washington
A prestigiada investigadora dará uma palestra imperdível sobre um dos temas mais debatidos e transformadores da atualidade: o caminho rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).
Na sua apresentação, intitulada “HCI for AGI” (Human-Computer Interaction for Artificial General Intelligence), Morris irá explorar como os princípios da área de Interação Humano-Computador (HCI) podem informar o design, a avaliação e a governança de sistemas rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).
Trata-se de uma oportunidade única para estudantes, investigadores e profissionais interessados em IA, ciência de dados, ética tecnológica e HCI conhecerem e aprofundarem os critérios emergentes que irão moldar o futuro da inteligência artificial.
A palestra, organizada pelo LASIGE, ocorre no âmbito de uma visita da investigadora à nossa Faculdade para participar numa reunião do Advisory Board deste Centro de I&D. Para além de Morris, o conselho consultivo do LASIGE é composto ainda por Elena Simperl (Professora de Ciência da Computação no King’s College London), Michel Dumontier (Professor de Ciência de Dados na Universidade de Maastricht), Marc Dacier (Professor de Ciência da Computação na King Abdullah University of Science and Technology) e Pedro Bizarro (Co-fundador e Chief Science Officer na empresa Feedzai).
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
"HCI for AGI: Human-Computer Interaction for Artificial General Intelligence"
Nos últimos anos, assistimos a avanços rápidos nos modelos de IA de ponta, com um desempenho e uma generalidade cada vez maiores. À medida que o progresso em direção à Inteligência Artificial Geral (AGI) continua, a investigação e a prática na área da Interação Humano-Computador (HCI) têm um papel fundamental a desempenhar para garantir que a tecnologia de IA seja útil e utilizável pelas pessoas na realização de tarefas que consideram importantes.
Os contributos da HCI podem ajudar-nos a maximizar os benefícios das tecnologias de IA para os indivíduos, as comunidades e a sociedade em geral, ao mesmo tempo que nos permitem compreender como mitigar os seus potenciais impactos negativos.
Nesta palestra, irei apresentar uma visão de investigação para o campo da HCI na era da AGI, explorando de que forma os investigadores da área podem inovar em técnicas de interação, design de interfaces, formas físicas dos dispositivos, métodos de conceção, métodos de avaliação, abordagens de benchmarking e técnicas de recolha de dados.
Sobre Meredith R. Morris
Meredith Ringel Morris é Diretora de Investigação em Interacção Humano-IA na Google DeepMind. Antes de integrar a DeepMind, foi Diretora da equipa de Investigação Pessoas + IA na divisão de IA Responsável da Google Research. Anteriormente, desempenhou também o cargo de Gestora de Área de Investigação em Interação, Acessibilidade e Realidade Mista na Microsoft Research.
Para além do seu papel na indústria, a Morris tem uma nomeação académica na Universidade de Washington, onde é Professora Afiliada na Paul G. Allen School of Computer Science & Engineering e também na Information School.
Morris foi reconhecida como Membro da ACM e como membro da ACM SIGCHI Academy, em reconhecimento pelo seu contributo para a investigação em Interação Humano-Computador. Obteve a sua licenciatura (Sc.B.) em ciência da computação na Universidade Brown e os graus de Mestrado (M.S.) e Doutoramento (Ph.D.) em ciência da computação na Universidade de Stanford.