Erasmus+ Estudos
A informação seguinte não dispensa a leitura do Edital de Candidaturas.
Quem se pode candidatar
Estudantes regularmente inscritos na Faculdade de Ciências da ULisboa, num curso conferente de grau (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento), no ano letivo da candidatura.
Condições de admissão
Estudantes de 1.º ciclo (Licenciatura): só podem participar no Programa os estudantes que já tenham concluído todas as unidades curriculares de 1.º ano.
Estudantes de 2.º ciclo (Mestrado): podem participar no Programa, no 1.º ano de Mestrado, os estudantes que se candidatam enquanto alunos finalistas em Ciências. Contudo, a candidatura fica condicionada à entrada em Mestrado, em Ciências, no ano letivo seguinte e só é permitida a realização de Erasmus no 2.º semestre desse ano letivo. Os estudantes já inscritos em Mestrado, no ano letivo da candidatura, podem realizar Erasmus logo a partir do 1.º semestre do ano letivo seguinte.
Estudantes de 3.º ciclo (Doutoramento): podem participar no Programa, no 1.º ano de Doutoramento, os estudantes que se candidatam enquanto alunos finalistas em Ciências. Contudo, a candidatura fica condicionada à entrada em Doutoramento, em Ciências, no ano letivo seguinte e só é permitida a realização de Erasmus no 2.º semestre desse ano letivo. Os estudantes já inscritos em Doutoramento, no ano letivo da candidatura, podem realizar Erasmus logo a partir do 1.º semestre do ano letivo seguinte.
- Estudantes interessados em realizar uma parte ou a totalidade da investigação conducente à tese ou dissertação, numa instituição de ensino superior ou organização estrangeira elegível, candidatam-se através da modalidade Estágio Erasmus.
Prazos e processo de candidatura
Fase única de candidaturas - 1 a 31 de dezembro (mobilidades a decorrer no 1.º Semestre e/ou 2.º Semestre do ano letivo seguinte)
Candidaturas fora de prazo não serão aceites.
Aceder à conta de aluno em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/
- Na secção “Candidato” escolher Candidatura “Erasmus Outgoing”
- Escolher Mobilidade de Estudos
Na candidatura online deverá indicar 4 instituições onde gostaria de realizar o seu período de estudos Erasmus, por ordem de preferência, de entre as opções disponíveis para o seu Departamento/Curso.
De modo a preparar a sua candidatura deverá responder a estas questões:
- A quantos ECTS prevê inscrever-se em Ciências no(s) semestre(s) da mobilidade?
É recomendado que o plano de estudos a realizar na instituição de acolhimento corresponda a semestres completos (30 ECTS em cada semestre). Mobilidades com menos de 18 ECTS por semestre não serão aprovadas. - A instituição de acolhimento tem uma oferta de cadeiras compatível com as unidades que prevê realizar em Ciências?
- Qual é a língua de ensino das cadeiras que gostaria de frequentar?
- Qual é o nível de conhecimentos linguísticos exigido (ex. B1, B2, C1)?
Muitas instituições exigem conhecimentos de inglês de nível B2 ou C1 (certificados) quando é esta a língua de ensino. Ter conhecimentos da língua materna do país pode ser também uma das exigências, principalmente a nível de 1.º ciclo e se for essa a língua de ensino. - Possui os conhecimentos linguísticos e o nível exigido (ex. B1, B2, C1)?
Caso não preencha os requisitos exigidos pela Instituição, deverá ponderar escolher outra opção.
- Não pode realizar mais do que 12 meses de mobilidade no âmbito do ciclo de estudos que frequenta.
- Os ECTS do plano de estudos a realizar em Erasmus devem ser em número igual ou superior ao número de ECTS aos quais se inscreve em Ciências.
- A creditação é conferida no ciclo de estudos em que o aluno se encontra inscrito. As unidades curriculares que não forem creditadas poderão ser incluídas no Suplemento ao Diploma, como extracurriculares. O plano de estudos não deve incluir mais do que uma unidade extracurricular por semestre. O estudante em mobilidade Erasmus deverá concluir na instituição de acolhimento as unidades curriculares constantes do seu plano de estudos e obter aí a respetiva classificação final, pelo que não poderá usufruir na ULisboa da figura de melhoria de nota, quer dessas unidades curriculares, quer das unidades curriculares que lhe forem reconhecidas.
- O processo de creditação é da responsabilidade do coordenador de mobilidade do respetivo Departamento em Ciências.
Critérios de seriação dos candidatos
- Média aritmética ponderada pelos ECTS;
- Nº de inscrições face ao ano de curso (ex: um aluno que se encontre no 3º ano, mas que já tenha feito 6 inscrições, ou seja, 3 a mais do que é normal, é-lhe retirada uma unidade na classificação).
Afixação de resultados
Os resultados das candidaturas são divulgados em março, pelo Gabinete de Mobilidade, via e-mail, após a avaliação das candidaturas. Esta avaliação é feita pelo Gabinete de Mobilidade, em conjunto com os Coordenadores Erasmus Departamentais (após a conclusão da avaliação de conhecimentos relativa ao 1.º semestre do ano letivo em que é realizada a candidatura).
Se aceita a vaga que lhe foi atribuída começa a preparar a mobilidade com o apoio do Gabinete de Mobilidade e dos Coordenadores Erasmus Departamentais. O Gabinete de Mobilidade mantê-lo-á informado dos procedimentos seguintes, bem como dos documentos a serem entregues de modo a completar o seu processo de mobilidade.
Em caso de desistência, deverá informar de imediato o Gabinete de Mobilidade! Não se esqueça que a partir do momento em que aceita participar na mobilidade, está a ocupar uma vaga e possivelmente uma bolsa e tanto a Faculdade de Ciências como a universidade de acolhimento estão a trabalhar no seu processo e a contar consigo.
Bolsas Erasmus+
| As bolsas Erasmus+ visam cobrir as despesas suplementares resultantes da diferença do custo de vida entre o país de origem e o país de destino e não a totalidade dos custos.
| O aluno cuja candidatura é aprovada é automaticamente candidato a uma bolsa Erasmus+. No entanto, ser aprovado para uma mobilidade Erasmus+ não garante que irá receber uma bolsa de mobilidade.
| A atribuição da bolsa depende da verba que é alocada, anualmente, à Faculdade de Ciências.
| As bolsas e os empréstimos nacionais a que tenha direito (por exemplo, a bolsa dos Serviços de Ação Social da ULisboa) não devem ser cancelados ou suspensos durante o período de mobilidade.
| Os Estudantes Bolseiros da Ação Social universitária (durante o ano letivo da mobilidade) têm prioridade na atribuição da Bolsa Erasmus e ainda direito a receber uma Bolsa TOP UP. Este complemento de bolsa é atribuído diretamente pelo Serviços de Ação Social (SAS) da DGES, sob comunicação da ULisboa.
| Na universidade de acolhimento não irá pagar propinas; no entanto, poderá ser exigido o pagamento de pequenos montantes para seguro, associações de estudantes, fotocópias, produtos de laboratório etc., que seriam igualmente requeridos na instituição de origem.
| As bolsas serão atribuídas de acordo com o valor do país de destino e para um número definido de dias de mobilidade, que pode corresponder à totalidade do período de mobilidade ou combinado com um número adicional de dias a “bolsa zero” (sem financiamento).
Condições de atribuição de bolsa:
| Período de mobilidade mínimo de 3 meses (90 dias) e máximo de 5 meses, combinado com um eventual restante período a bolsa zero.
| Alunos que pretendam realizar uma mobilidade superior a 5 meses (2 semestres), terão obrigatoriamente de constituir dois processos de mobilidade separados, semestrais. Isto implica a apresentação de dois Learning agreements (cada um correspondente a um processo de mobilidade com um mínimo de 90 dias) e, no final, documentos comprovativos referentes a cada período de mobilidade. É importante averiguar, com a devida antecedência, se a instituição de acolhimento aceita este procedimento.
| Valores de referência em vigor (referentes a 2024/2025): consultar Edital de Candidaturas
Complemento Viagem Ecológica
No sentido de promover o envolvimento ativo dos participantes na adoção de práticas amigas do ambiente, no âmbito das suas atividades de mobilidade, o Programa Erasmus+ oferece incentivos pela realização de viagens mais sustentáveis. Assim, os estudantes que optem por realizar “viagens ecológicas” recebem uma contribuição única de 50 EUR como complemento e, adicionalmente, poderão receber, caso se justifique, até quatro dias de apoio individual adicional para cobrir os dias de viagem de regresso.
Para mais informações consulte a página da ULisboa.
Estudantes com necessidades educativas especiais
Para garantir que as pessoas com necessidades especiais que precisam de apoio financeiro suplementar para participar no Erasmus+ possam tirar pleno partido das oportunidades de mobilidade do programa, o Erasmus+ consagra uma atenção especial à orientação e ao acolhimento destas pessoas, à acessibilidade física das instalações, aos serviços de ajuda pedagógica e de apoio técnico e, em especial, ao financiamento dos custos adicionais. Mais informações aqui.
Preparação Linguística/ Certificação de conhecimentos linguísticos
A ULisboa desenvolve uma política de preparação dos seus estudantes participantes no Programa Erasmus+, oferecendo-lhes, entre outras possibilidades, a oportunidade de frequentar um curso de uma das seguintes línguas: Alemão, Francês ou Italiano, no semestre antecedente à sua mobilidade.
O próprio Programa Erasmus+, através do Online Linguistic Support (OLS) disponibiliza cursos de língua online, para quem quiser melhorar as suas competências, durante a estadia.
A maioria das Universidades estrangeiras proporciona cursos de preparação linguística durante ou mesmo antes do período de estudos ter início.
CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS - se não possuir um certificado oficial dos conhecimentos linguísticos (Cambridge ou outro), pode realizar um exame de colocação de nível, por exemplo, no Centro de Línguas da Faculdade de Letras:
CLi – Centro de Línguas
Website: https://cli.letras.ulisboa.pt/
Telefone : +351 967 871 188 / +351 968 813 684
E-mail: cli@letras.ulisboa.pt
Preparar a viagem e a estadia
É da responsabilidade do aluno procurar e garantir que tem alojamento no local de acolhimento e organizar a viagem (compete à instituição de acolhimento disponibilizar e informar os alunos de procedimentos inerentes à chegada, registo na universidade e estadia, incluindo eventuais opções de alojamento). Muitas universidades oferecem opções de alojamento em Residências Universitárias ou serviços de apoio à procura de casa.
Consultar a informação disponível na página web da Universidade de acolhimento; pedir ajuda a colegas que já tenham estudado nessa Universidade (alunos de Ciências ou alunos Erasmus estrangeiros presentemente a estudar em Ciências); solicitar informação diretamente à instituição de acolhimento.
links úteis:
ESN Erasmus Student Network http://www.esn.org/
Erasmus | Erasmusu http://www.erasmusu.com/
Uniplaces
The Erasmus+ Student and Alumni Association (ESAA)
Gabinete de apoio em Ciências
Área de Relações Externas
Gabinete de Mobilidade e Acolhimento
Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa
Tel.: (+351) 217 500 443/653
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt
Horário de atendimento presencial
(mediante marcação prévia)
https://ciencias.ulisboa.pt/pt/horarios-de-atendimento
Documentação ano letivo 2025/2026
Edital de candidaturas a mobilidade 2025/2026
Apresentação Sessões Informativas
Documentação ano letivo 2024/2025
Edital de candidaturas a mobilidade 2024/2025
Apresentação Sessões Informativas
Learning Agreement for Studies
Declaração de estada