Autenticação em Ciências

Imagem da nova página de autenticação em Ciências

A partir de 05 de fevereiro de 2021, a autenticação em Ciências passará a ser realizada numa página semelhante à da figura supra. Recorda-se que a alteração da página de login é um evento muito ocasional, sempre precedido de anúncio pelos canais oficiais, não se prevendo que venha a acontecer nova alteração nos próximos anos.

Para além da apresentação, a nova página reforça a segurança do processo de autenticação em vigor, passando a aceitar a utilização de mecanismos com 2 fatores de autenticação (2FA), nomeadamente o Cartão de Cidadão e a Chave Móvel Digital. Embora continue a ser possível a utilização do clássico login e password, recomenda-se a utilização da autenticação através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital por o processo de autenticação ser mais seguro.

A nova página mantém os mecanismos já existentes e que visam assegurar ao utilizador a autenticidade da página. A apresentação da página é facilmente copiável e não deve ser considerada nunca como uma garantia da autenticidade. A página de autenticação genuína estará sempre assinada pela Faculdade de Ciências, o que pode ser confirmado, cumulativamente:

id.fc.ul.pt 
pelo endereço, da forma id.fc.ul.pt;

https
pela utilização do protocolo https (por oposição a http);

cadeado
pela validade da assinatura da página, confirmada pelo browser através da apresentação de um cadeado (ou equivalente) e pela não apresentação de alertas sobre a credibilidade da página.

 

 

Nova página de autenticação
Nova página de autenticação

Autentique-se com a sua Chave Móvel Digital (CMD)

  • O método de uso preferencial e mais seguro, nomeadamente em ambientes partilhados (laboratórios, espaços com várias pessoas, etc.);
  • Alguns serviços poderão, no futuro, ser acessíveis apenas por CMD;
  • A CMD permite recuperar facilmente o login e password;
  • O acesso através de login/password continua a ser possível, embora seja menos aconselhado.

 

Como ativar a CMD?

A CMD pode ser ativada em qualquer loja do cidadão ou em qualquer computador com acesso à Internet com um leitor de Cartão do Cidadão. É ainda necessário o PIN transmitido na carta que acompanha o Cartão de Cidadão. Poderá ativar a CMD em Ciências, na Direção de Serviços Informáticos (DSI). Para tal,

  • Deverá dirigir-se às instalações da DSI (sala 1.2.10), mediante marcação prévia, e levar o seu Cartão de Cidadão (CC), o seu telemóvel e o PIN indicado na carta que acompanha o CC.

Caso não consiga autenticar-se por CMD, mas não tenha quaisquer problemas em fazê-lo por login/password, contacte a DSI através do endereço suporte@ciencias.ulisboa.pt.

 

Aceda a Sistema de autenticação para obter mais informações.