Ciências disponibiliza, tal como um elevado número de Universidades mundiais, acesso à rede sem fios eduroam. A eduroam é uma rede académica sem fios que pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha acesso a uma conta válida de uma das instituições aderentes. Um utilizador de Ciências poderá utilizar a rede eduroam em qualquer parte do mundo, identificando-se com a sua conta de Ciências e, em principio, sem serem necessárias alterações a nível de configuração dos seus equipamentos. Em Ciências, a rede está disponível num elevado número de locais, com mais incidência em locais abertos, embora grande parte dos gabinetes estejam também cobertos pela rede.
O projeto Eduroam
O projecto eduroam (Education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projecto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acção para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.
Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras Europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não Europeu na Austrália, Japão e países da América Latina. A lista das instituições aderentes está disponível no site do projeto.
Em vídeo o que é a eduroam... (em inglês)
Configurar a Eduroam
A configuração da eduroam na maioria dos dispositivos deverá ser automática, bastando selecionar essa rede (eduroam) da lista de redes apresentada pelo dispositivo e autenticar-se com o seu e-mail e password. Para os dispositivos menos recentes ou em caso da configuação automática não funcionar, poderá consultar os tutoriais seguintes:
- Windows 11
- Windows 10
- Windows 7
- Mac OS X 10.6 ou posterior
- Ubuntu 16.04 LTS
- Ubuntu 20.04 LTS
- Ubuntu 22.04 LTS
- Android
Troubleshooting
Ao abrigo do protocolo entre a Universidade de Lisboa e a FCCN para o uso de certificados válidos na Internet, o certificado do servidor de Radius da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem como Root CA a Sectigo. Devido a alterações feitas no passado na cadeia de certificados desta entidade emissora, alguns clientes wireless que não tenham as CA's devidamente atualizadas nos seus equipamentos podem necessitar de instalar o certificado da entidade intermédia (USERTrust RSA Certificate Authority). Ciências disponibiliza o certificado desta CA intermédia bem como o da GEANT no seguinte link: USERTrustCA/GEANT
Mais informações sobre este assunto podem ser obtidas no seguinte link:
https://wiki.geant.org/display/H2eduroam/EAP+Server+Certificate+considerations