Avaliação de Conhecimentos e Certificação

No Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FCUL (Deliberação n.º 2284/2013, de 4 de dezembro, alterada pela Deliberação n.º 1279/2020, de 24 de dezembro, estão presentes os conceitos, normas e regras associados à avaliação, regime e estatutos de frequência e modalidades de avaliação (contínua, periódica, por exames ou testes de frequência e final).

A avaliação final consiste na realização de um exame escrito presencial, a inscrever nas épocas de exames no final do semestre letivo, englobando toda a matéria lecionada.

Ver também: Clarificação do Conselho Pedagógico - normas a considerar na avaliação

Exames de 1.ª Época (normal) e de 2.ª Época (recurso)

Nas épocas de avaliação existirão, para cada uma das unidades curriculares lecionadas no semestre imediatamente anterior, duas datas de exame que correspondem às duas épocas. As datas de exame da época normal e da época de recurso devem respeitar entre si, um intervalo de, pelo menos, 10 dias. Todos os alunos podem apresentar-se a exame em ambas as datas.

Para que os alunos possam ser admitidos ao exame, têm de se inscrever online, até às zero horas do dia útil imediatamente anterior ao dia da realização da prova de acordo com o Calendário de Exames

Exames de Melhoria

Os alunos podem realizar exames de melhoria, no próprio ano em que realizam a unidade curricular ou no ano letivo seguinte, e uma única vez. Para os que tiverem obtido aprovação na primeira época, a segunda época funcionará como melhoria.

A realização dos exames de melhoria no ano seguinte depende de inscrição prévia e implica o pagamento de uma taxa por cada exame definida na Tabela de Emolumentos.

Inscrição para Melhoria de nota

Os alunos podem submeter o pedido de inscrição para Melhoria de nota (apenas no ano letivo seguinte ao da aprovação) via Fénix, na área pessoal de aluno em Aluno - Inscrever - Avaliações/Exames:

1. escolher o ano/semestre;
  2. carregar em “Inscrição em melhorias”;
  3. escolher a unidade curricular pretendida e a época de avaliação;
  4. clicar em “Inscrever”;
  5. consultar os dados para pagamento em “Visualizar Conta”;
  6. efetuar o pagamento do emolumento respetivo.

Alertas:

• O processo será rejeitado caso o aluno não efetue o pagamento;
  • O processo apenas estará concluído quando o estado mencionar “Inscrito”.

Exames de Época Especial

Os alunos a quem tenha sido atribuído Estatuto Especial podem ainda realizar exames de época especial, que decorre no final do ano letivo.

Além disso, de acordo com o Despacho D/13/2019, podem realizar exames de época especial os alunos a quem falte no máximo duas unidades curriculares, para obtenção do grau (licenciado/mestre), para a conclusão do curso de mestrado (parte escolar), do curso de doutoramento (parte escolar) ou curso não conferente de grau.

A realização dos exames de época especial depende de inscrição prévia e implica o pagamento de uma taxa por cada exame definida na Tabela de Emolumentos.

Inscrição para Época Especial (nos prazos previstos)

Os alunos podem submeter o pedido de inscrição para Época Especial (caso reúnam as condições previstas para inscrição) via Fénix, na área pessoal de aluno em Aluno - Inscrever - Avaliações/Exames:

1. escolher o ano/semestre;
  2. escolher a unidade curricular pretendida e a época de avaliação “Época Especial”;
  3. clicar em “Inscrever”;
  4. aguardar que os serviços validem a inscrição (“Pedido em Validação pelos Serviços”);
  5. verificar se o pedido já evoluiu para o estado “A Aguardar Pagamento”;
  6. consultar os dados para pagamento em “Visualizar Conta”;
  7. efetuar o pagamento do emolumento respetivo.

Alertas:

• O processo será rejeitado caso o aluno não efetue o pagamento ("Inscrição Rejeitada por falta de pagamento");
  • O processo apenas estará concluído quando o estado mencionar “Inscrito”.

Admissão a Provas Académicas

Creditações