O ato solene ocorreu no Centro Cultural Alcazaba de Mérida, no dia 1 de junho
Ricardo Trigo, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz, recebe título doutor honoris causa da Universidade da Extremadura (UEx), numa cerimónia que teve lugar no Centro Cultural Alcazaba de Mérida, em Badajoz, Espanha, no passado dia 1 de junho.
O Centro Universitário de Mérida propôs atribuir esta distinção a Ricardo Trigo pela sua extensa investigação sobre o clima da Terra, pelas suas contribuições para a Extremadura e pela estreita relação de 20 anos com os cientistas da UEx.
Em declarações à universidade espanhola, Ricardo Trigo expressa profunda gratidão pelo reconhecimento. “A ciência moderna é principalmente um esforço de equipa (como o futebol) e não tanto uma luta individual (como o ténis). Por isso, além de José Vaquero e Maricruz, gostaria de expressar a minha mais entusiástica admiração pela grande equipa de colaboradores de Espanha com quem tenho colaborado regularmente”, diz.
Para José Manuel Vaquero Martínez, professor da UEx e padrinho do doutor honoris causa, “as alterações climáticas são um problema crucial para o futuro da sociedade e os sucessos dos cientistas que se dedicaram ao seu estudo merecem ser reconhecidos”. Para o cientista espanhol Ricardo Trigo é único. “Na sua pessoa reúnem-se não só importantes conquistas no estudo do clima da Terra, mas também relevantes contribuições dedicadas à Extremadura, após uma longa e estável colaboração com diversos investigadores da nossa universidade", diz.
A UEx noticiou o acontecimento e publicou uma entrevista com Ricardo Trigo, na qual o cientista português sublinha a paixão que sempre teve por investigar e que constitui o primeiro conselho para todos aqueles jovens que se queiram dedicar à ciência, salientando ainda que as mudanças climáticas apresentam desafios locais e globais, pelo que exigem a colaboração interdisciplinar dos cientistas.