A Pequena Idade do Gelo

Estudo caracteriza último grande evento frio do hemisfério norte

Pixabay

O artigo “The Little Ice Age in Iberian mountains” publicado em fevereiro de 2018 na Earth-Science Reviews caracteriza com maior precisão o último grande evento frio do hemisfério norte, de acordo com comunicado de imprensa emitido esta quinta-feira.
A Little Ice Age (LIA) ou a Pequena Idade do Gelo ocorreu aproximadamente entre 1300 e 1850 e afetou as comunidades dos Pirenéus. Os resultados desta investigação está a ter algum impacto em Espanha.

Neste estudo participaram 22 cientistas, entre eles Armand Hernandez, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) e Ricardo Trigo, investigador do IDL e professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia.

Armand Hernandez e Ricardo Trigo estudam o paleoclima e os processos atmosféricos que produzem as mudanças climáticas.

O primeiro interpretou a dimensão social dos impactos climáticos durante a LIA e juntamente com o climatólogo português explicou os novos dados à luz das condições climáticas já conhecidas para a Península Ibérica e seus impactos.

Os cientistas conseguiram reconstruir as temperaturas e nível de humidade da LIA mediante a conjugação de várias informações obtidas a partir de registos naturais como os glaciares e a geomorfologia da região, amostras de sedimentos de fundo de lagos, indicadores biológicos e geoquímicos, anéis de árvores e registos documentais referentes aos 700 anos da história da zona dos Pirenéus. A equipa pretende continuar a aprofundar o conhecimento do sistema climático e dos distintos ciclos forçados pela variabilidade solar e vulcânica da Península Ibérica, bem como as respetivas implicações quer no ambiente quer nas comunidades.

ACI Ciências