Artigo publicado na Communications Earth & Environment

Cientistas confirmam amplificação das ondas de calor no antártico devido às alterações climáticas

Ricardo Trigo participa em investigação liderada por Grupo Antártico da Agência Meteorológica Espanhola, Instituto de Geociências do CSIC e pela Universidade de Barcelona

Paisagem antártica na zona de estudo

Paisagem antártica na zona de estudo

Marc Oliva

As alterações climáticas amplificam as ondas de calor no continente antártico. Esta é a conclusão apresentada pelos cientistas Sergi González-Herrero, David Barriopedro, Ricardo M. Trigo, Joan Albert López-Bustins e Marc Oliva no artigo “Climate warming amplified the 2020 record-breaking heatwave in the Antarctic Peninsula”, publicado esta sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, na revista Communications Earth & Environment, na sequência do estudo de uma das ondas de calor mais intensas registadas desde que há dados na Península Antártica.

Um dos autores - Ricardo Trigo -, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz da Ciências ULisboa, salienta a importância deste trabalho, liderado pelo Grupo Antártico da Agência Meteorológica Espanhola (AEMET), Instituto de Geociências do CSIC e pela Universidade de Barcelona. Pela primeira vez é possível confirmar que a mudança climática é capaz de amplificar uma onda de calor no continente antártico.

O artigo publicado na revista do grupo Nature baseia-se no estudo de uma das ondas de calor mais intensas na Península Antártica entre 6 e 11 de fevereiro de 2020 de que há registo. O mês de fevereiro nesse ano foi anormalmente quente na Península Antártica e essa onda de calor representou a 6 de fevereiro de 2020 um novo recorde de temperatura absoluta - 18,3ºC na base Esperanza - para todo o continente antártico.

A probabilidade de se observar uma onda de calor semelhante à registada aumentou cerca de dez vezes, desde o período de 1950-1984, em grande medida devido às alterações climáticas.

mapas referentes a ondas de calor
Onda de calor de 6 a 11 de fevereiro de 2020: (a) anomalias do campo de geopotencial aos 500 hPa (contornos; em gpm) e temperatura de 2 metros (sombreada; em °C); (b) percentis de temperatura a 2 metros, com regiões que atingiram o percentil 99 e novos valores máximos representadas a tracejado e pontilhado respetivamente. Período de referência: 1950-2019
Imagem cedida pelos autores

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt