Empresa em destaque: QPLab

Radar Tec Labs #8

Logotipo Radar Tec Labs

Oitava rubrica Radar Tec Labs, dedicada às atividades do Centro de Inovação da Faculdade. A empresa em destaque é a QPLab

Tec Labs Ciências ULisboa

Depois da pausa para férias, o Radar Tec Labs regressa com três “notícias” sobre a nossa atividade em setembro.

A nossa coordenadora Rita Tomé Rocha passou os últimos três meses numa formação intensiva, Santander X Entrepreneurship Educator’s Programme, e acabou-a da melhor maneira!

O projeto europeu DIVA, dedicado à criação de negócios na área agroalimentar, teve mais um webinar com a nossa participação. Após a reunião de parceiros, contámos com a nossa incubada UpHill, que, a nosso convite, deu uma palestra – online, claro! – sobre Agile Development.

A mais recente spin-off da Faculdade de Ciências, Nevaro, foi alvo de uma extensa e detalhada reportagem na Rádio Renascença. Nela se dá conta da história da empresa – intimamente ligada ao Tec Labs – e dos seus mais recentes desenvolvimentos.

QPLab
Imagem cedida por Tec Labs

 Empresa em Destaque

Nome: QPLab
Ano de fundação: 2018
Founders: Ana Mafalda Quinto & Sílvia Rosa
Descrição da empresa: Laboratório certificado (GMP/CMC) que oferece Serviços Analíticos e de Consultoria a produtores de medicamentos e de canábis medicinais.

A QPLab inclui na sua equipa profissionais com mais de 20 anos de experiência na indústria farmacêutica e biofarmacêutica (estéreis e não-estéreis), em áreas como controlo de qualidade, manufatura, desenvolvimento, validação, garantia de qualidade, atividades de pessoa qualificada, distribuição, produtos de medicina experimental e apoio a processos regulatórios.

Oferece serviços em áreas como serviços analíticos, certificação de lotes na UE, consultoria ou FLOS (Full Laboratory Outsourcing) em canábis medicinal. É um laboratório certificado em produtos medicinais e produtos de medicina experimental nas áreas de: certificação de boas práticas de manufatura na UE; licenças para substâncias controladas; licenças para canábis medicinal.

A QPLab está neste momento na fase de emissão de uma licença para análise de produtos de canábis medicial, que abrirá a porta em Portugal a este mercado emergent.

Desde o início da sua atividade, a QPLab tem sido um parceiro de consultoria para: auditores na área GMP/GACP (boas práticas de manufatura / boas práticas de cultivo de plantas medicinais); avaliação de lacunas em GMP na UE; compliance GMP, com uma empresa de biotecnologia; desenvolvimento de serviços de qualidade de gestão em diferentes áreas, tais como canábis medicinal e dispositivos médicos.

No final de 2019, o laboratório QPLab recebeu autorização GMP do Infarmed para o controlo de qualidade e certificação de produtos medicinais no espaço europeu, incluindo produtos medicinais humanos, produtos experimentais e substâncias controladas.

Nos últimos meses, a empresa tem estado a trabalhar na implementação de um equipamento LC-MS e no desenvolvimento de uma estratégia que permitirá oferecer aos seus consumidores um serviço exclusivo de análise de nitrosaminas.

 

Tec Labs - Centro de Inovação com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt