Empresa em destaque: Delox

Radar Tec Labs #1

O Tec Labs começa 2020 cheio de atividades e planos para o futuro, com destaque para o crescimento da internacionalização

Tec Labs

Depois de um ano de 2019 intenso e no qual celebrou o seu trigésimo aniversário, o Tec Labs começa 2020 cheio de atividades e planos para o futuro, com destaque para o crescimento da internacionalização.

O ano começou com três spin-offs de Ciências e uma incubada do Tec Labs a serem destacadas como grandes promessas do universo do empreendedorismo para 2020, quiçá candidatas a unicórnios! As nossas incubadas Blasting e SGS Molecular também foram alvo de atenção da imprensa neste mês de janeiro, desta feita em artigos da PME Magazine.

Os resultados da mais recente cut do Startup Voucher, programa dinamizado pelo IAPMEI, foram recentemente conhecidos e foi com grande contentamento que soubemos de três projetos de alunos de Ciências aprovados. Os seus promotores vão receber financiamento mensal ao longo de um ano para porem em prática a sua ideia de negócio. É um programa ao qual mais alunos de Ciências deviam estar atentos!

A nossa incubada Thereus, startup que chegou até nos diretamente do Brasil via Startup Visa, outra iniciativa do IAPMEI, acaba de lançar a sua plataforma de comunicação tecnológica, que promete ser uma referência na literacia em saúde para doentes com doenças limitantes e/ou incapacitantes e suas famílias. A plataforma reúne informação especializada baseada em conhecimento de profissionais de saúde e fontes de informação seguras, requisito essencial numa época em que a desinformação em saúde continua a ser um problema de saúde pública.

Last but not least, este mês de janeiro fica marcado por importantes passos dados pelo Tec Labs no sentido da sua internacionalização. Depois de em 2019 termos sido aceites como CATalysers do BridgeHead, iniciativa do EIT Health, desta vez subimos um degrau e tornámo-nos Global CATalyers do programa, numa parceria com o Supera Parque (São Paulo, Brasil). À atenção das startups na área da saúde que queiram internacionalizar-se: o programa tem oportunidades e apoios que podem e devem aproveitar!

Por fim, tornámo-nos também nos mais recentes membros da UBI Global, uma rede de incubadoras e aceleradoras mundial. Este passo permitir-nos-á aumentar e melhorar a nossa rede de contactos e de networking internacional, assim como a partilha de boas práticas. A rede UBI Global é particularmente conhecida pelos seus relevantes estudos de performance, que agora passarão a ter o Tec Labs como “cobaia”. Quão bem nos sairemos?

Este foi o primeiro Radar Tec Labs. Fiquem atentos às próximas novidades!

Delox
EIT Health Headstart Final Pitch
Fonte Delox

Empresa em destaque

Nome: Delox
Ano de fundação: 2018
Website: www.delox.pt
Founders: Fadhil Musa, Fernando Antunes, João Silva
Descrição da empresa: Baseada em sete anos de investigação feita na Ciências ULisboa, a Delox desenvolve sistemas de biodescontaminação com aplicações em saúde, pharma, indústria 4.0, biodefesa e espaço.

A Delox é uma spin-off da Ciências ULisboa que, após uma passagem pelo COHiTEC e após vencer a edição de 2017 da call for projects do ScienceIN2Business, se estabeleceu como startup incubada no Tec Labs. Com um final de ano de 2019 muito intenso, a empresa inicia 2020 com uma milestone crucial atingida: irá fazer um teste de validação do seu protótipo de biodescontaminação em Erie, Pennsylvania. Paralelamente, a Delox vai ao longo deste ano intensificar a sua colaboração com o Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica do Exército português, e continuará também um projeto em colaboração com a European Space Agency e a Open Cosmos, que levará a tecnologia da empresa ao espaço!

 

Tec Labs - Centro de Inovação com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt