Utilização da infra-estrutura de rede cablada

Ativar e desativar tomadas

Esta ativação apenas é necessária para a rede com fios de Ciências. A rede sem fios não necessita de efectuar a validação do endereço físico do computador.

Preciso de ativar uma tomada o que devo fazer ?
R: Para pedir a ativação de uma tomada deve aceder à opção de ativação de tomadas no portal de Ciências, se necessário, fazer login com as suas credenciais do domínio Ciências (as mesmas que utiliza para o mail) e preencher devidamente os campos.

O que é o mac-address ?
R: O mac-address é um endereço físico da placa de rede do seu computador. Este endereço é único e é com base nele que os equipamentos de rede (switchs) identificam o seu computador e lhe entregam todos os dados e informação.

Então para que serve o endereço IP ?
R: O endereço IP serve para que os computadores, impressoras e outros equipamentos com interface de rede, possam comunicar entre si. Trata-se de um endereço lógico que é encaminhado pela Internet, ao contrário dos mac-address que é um endereço físico, servindo para a entrega da informação ao interface de rede de destino. Resumindo a utilização do seu endereço IP é global à Internet enquanto que o seu mac-address tem uma abrangência local à rede onde está ligado o seu computador.

Como posso obter o mac-address do meu computador ?
R: o seu computador pode ter vários mac-address, um por cada interface de rede. Por exemplo um portátil com wireless tem pelo menos dois mac-address, um pertencente a placa de rede tradicional por fios, e outro da placa de rede wireless.
Instruções para obter o mac-address do seu computador: Windows XP, Windows 7 e Windows Vista, Macintosh, Linux
Nota: O endereço correcto a preencher no sitio www.ciencias.ulisboa.pt é o mac-address pertencente a sua placa de rede tradicional e não de wireless.

Posso inscrever vários mac-address numa tomada ?
R: Pode, e caso preencha todos os campos disponíveis no formulário on-line, poderá mais tarde pedir a adição dos restantes que não consiga introduzir na altura do pedido de ativação da tomada.

Posso retirar mac-address de uma tomada sem pedir a sua desativação ?
R: Pode, no entanto chama-se a atenção para o facto de que para manter a tomada ativada é necessário ter no mínimo um mac-address inscrito, por isso não é possível pedir a remoção de todos os mac-address sem que pelo menos um fique na tomada, ou que pelo menos seja adicionado um novo mac-address a tomada.

Posso inscrever o mesmo mac-address em várias tomadas ?
R: Não, tal não é permitido porque é necessário o mac-address para configurar a tomada.

Pedi a ativação de uma tomada e obtive um aviso de que o mac-address estava repetido o que devo fazer ?
R: Em primeiro lugar deve consultar a lista das tomadas que estão ativadas em seu nome e verificar se o endereço esta inscrito nalguma delas. Caso esteja deve pedir a remoção do mac-address da tomada onde esta inscrito, caso pretenda manter a tomada ativada. Caso não necessite mais dessa tomada ativada então deve pedir a desativação e o mac-address deixará de estar repetido. Caso não tenha o mac-address registado em nenhuma tomada em seu nome então contacte a Direção de Serviços Informáticos pois a ativação ou a adição de mac-address não será concluída enquanto estiver repetido.
A repetição de mac-address é comum pois muitos computadores mudam de utilizador dentro da faculdade e quem fez o pedido de ativação da tomada onde estava ligado não atualizou os seus registos quando cedeu o computador a um novo utilizador.

Enganei-me na escolha da tomada a ativar, o que devo fazer ?
R: Contacte a Direção de Serviços Informáticos para que o seu pedido seja apagado.

Pretendo alterar os dados do meu pedido, como posso fazer ?
R: Não é possível alterar dados do pedido a não ser adicionar ou remover mac-address. Caso pretenda alterar dados como por exemplo o nome, então deve fazer um pedido de desativação da tomada e informar a Direção de Serviços Informáticos que pretende manter a tomada ativada para poder fazer um novo pedido.
Nota: a Direção de Serviços Informáticos apenas permite que a tomada esteja ativada sem um pedido feito no site por um período de tempo que se considere razoável para que seja feito um novo pedido no site com os dados alterados.

Fiz um pedido de ativação de tomada e o mesmo já não esta pendente mas a tomada não tem sinal, o que se passa ?
R: Existe um tempo de espera entre a configuração do equipamento e a ativação fisica da tomada. Quando o seu pedido deixa de estar pendente é porque já fizemos a configuração do equipamento de rede no entanto pode ainda não ter sido possivel a deslocação de um operador ao bastidor e ativar fisicamente a tomada. Apelamos a sua compreensão pois tentamos responder a todos os pedidos sempre o mais breve possível, em particular num espaço de 48 horas após a realização do pedido por parte do utilizador.

Quero desativar uma tomada, como devo proceder ?
R: Deve aceder ao portal de Ciências e fazer o pedido de desativação da tomada pretendida.
Nota: Se pretende desativar a tomada não necessita de remover os mac-address nela inscritos, basta apenas pedir a sua desativação.

Enganei-me e pedi a remoção de todos os mac-address em vez de pedir a desativação da tomada, que devo fazer ?
R: O respectivo pedido de desativação.

Pedi a ativação de uma tomada e fiquei sem telefone, porquê ?
R: Muito provavelmente porque pediu para ativar a tomada em que estava ligado o telefone. Antes de fazer o pedido certifique-se que esta a escolher a tomada correcta.

Qual a diferença entre tomada com autenticação por mac-address e tomada com autenticação por utilizador?
R: As tomadas com autenticação por mac-address destinam-se a receber computadores fixos do tipo pc’s e as tomadas com autenticação por utilizador destinam-se a receber computadores portáteis.

Porque não posso fazer um pedido de ativação de tomada com autenticação por utilizador e ligar um computador fixo?
R: A associação de mac-address a tomadas permite manter a rede mais segura pois quando um problema é detetado conseguimos chegar ao foco do problema mais depressa sabendo onde se encontra o mac-address que origina o problema. Além disso a associação do mac-address a tomada ajuda também a gestão do parque informático e a otimizar os recursos que são escassos.

Quantas pedidos de ativação de tomada com autenticação por utilizador posso fazer?
R: A cada utilizador é permitido o máximo de 3 tomadas com autenticação por utilizador. Para tomadas com autenticação por mac-address não existe limite.

Atenção

Com o objetivo de otimizar o equipamento de rede da faculdade a Direção de Serviços Informáticos consulta periodicamente os contadores de cada tomada. Caso uma tomada se verifique sem tráfego durante um longo espaço de tempo o utilizador será notificado e a respetiva tomada descativada. As tomadas sem tráfego há mais de um ano poderão ser desativadas sem qualquer tipo de aviso. O Centro de Informática apela ao bom senso de todos para que seja possível um bom funcionamento da rede de dados e para que se evite o desperdício de recursos informáticos.

Configurar computador para tomada de Portátil

Caracteristicas

  • Permite a ligação de diferentes computadores, sem necessidade de alteração do mac-address associado a essa mesma tomada.
  • Permite a ligação de apenas um computador em simultâneo.
  • Não permite a ligação a um switch/hub/router.
  • Necessita de autenticação para ter acesso a rede.
  • Necessita que associe o mac-address do seu portátil ao seu utilizador

 

Quem pode utilizar?

Todos os utilizadores com uma conta da Faculdade de Ciências ( utilizador@fc.ul.pt )

 

Como pedir a activação?

Para pedir a activação de uma tomada de portátil deverá aceder ao sítio da Faculdade de Ciências, após colocar as suas credenciais dirija-se a Comunicação » Tomadas » Pedir Activação de Tomada, após preencher a Identificação da tomada, em Tipo de equipamento selecione Computador Portatil.

 

Como configurar o computador?

Para ter acesso á rede em uma Tomada de Portátil deverá previamente configurar o seu computador para suportar autenticação 802.1x no interface de rede. Para tal, deverá seguir um dos guias abaixo: