Software

Microsoft Office365

O Office365 é um serviço que lhe permite executar no seu Browser e on-line as aplicações de escritório eletrónico da da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, OneDrive, etc)  e obter o próprio Office365 para instalar no seu computador. Tem a particularidade de ser multiplataforma, isto é, alem de desktops permite também a utilização das aplicações online em dispositivos moveis Android e IOS (telefones e tablets). Os documentos criados por estas aplicações são armazenados on-line na pasta do OneDrive e podem ser partilhados com outras pessoas, permitindo que essas pessoas editem o documento.

As aplicações online disponíveis são:

  • Word Online
  • Excel Online
  • PowerPoint Online
  • OneNote Online
  • NewsFeed
  • OneDrive
  • Sites
  • Delve

O tutorial encontra-se aqui.

O acesso é realizado após autenticação utilizando a conta de Ciências.

 

Filesender

O FileSender é uma forma segura para partilhar ficheiros de até 100GB. Trata‐se de um sistema implementado pela FCCN destinado ao intercâmbio de ficheiros de grande dimensão (em especial, mas não só, dentro da rede académica nacional ‐ RCTS). O serviço permite a transferência de ficheiros com maior segurança e velocidade do que a efetuada via correio eletrónico (que não foi concebido para este tipo de operação e tem limitações na dimensão dos ficheiros enviados).

O acesso é realizado utilizando o login de Ciências, bastando para tal fazer login previamente no portal de Ciências e em seguida aceder a http://filesender.fccn.pt.

O tutorial encontra-se aqui.

Ativação do Microsoft Windows

A ativação destes produtos só é válida para computadores que sejam usados no campus. O processo terá de ser realizado na rede de Ciências e pelo menos uma vez a cada 180 dias o computador terá que ser ligado a esta rede (fisicamente ou por VPN tradicional).

Em princípio, a ativação deverá ser automática, não requerendo qualquer ação desde que seja colocada a chave correta (KMS) e que o cliente consiga contactar o servidor de Ciências durante a ativação. Se o processo automático de ativação falhar, será necessário efetuar os passos seguintes:

Ativação do Microsoft Windows

  1. Abrir a linha de comandos com permissões de administração.
    • Clique em Iniciar, Todos os Programas, e por fim em Acessórios. De seguida, clique com o botão direito em Linha de Comandos, e depois selecione a opção "Executar como administrador";
    • em alternativa, no Windows 7, clique em Iniciar e escreva "cmd" na janela. Depois clique em cima do "Programas --> cmd" com o botão direito do rato em "Executar como administrador (Run as administrator)".
    • no Windows 8/8.1, carregue no teclado no botão do Windows e simultaneamente na tecla x (Win + r). Depois clicar em cima do "Command Prompt (Admin)".
    • No Windows 10, clique no menu Iniciar e escreva "cmd", clique com o botão do lado direito do rato em cima de "Command Prompt" e seleciona "Run as administrator".
cmd - windows 10
Command Prompt - Windows

  1. Execute o comando da figura nessa janela da linha de comandos:
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -ipk chave(*1)
  2. Force a ativação imediata do Windows
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -ato
  3. Confirme se está ativado usando o comando:
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -dlv

(*1) Chave de ativação do Windows adquirida

Resolução de Problemas/Troubleshooting

Caso o servidor não responda, verifique:

  • se a ligação por VPN ainda está ativa;
  • se a hora do Windows está certa;
  • executar em linha de comandos (seguindo os passos acima indicados) os seguintes comandos de forma a verificar se a ligação está a ser feita correctamente:
    • nslookup fc-kms.fc.ul.pt
    • deverá surgir a seguinte informação:

resultado do comando nslookup

  • nslookup -type=srv _vlmcs._tcp.fc.ul.pt
  • deverá surgir a seguinte informação:

    nslookup tcp

  • telnet 10.121.80.14 1688
  • deverá surgir a seguinte informação:

resultado telnet

Caso alguma informação não seja a referenciada neste ponto agradecemos que nos envie um email a indicar o resultado da execução dos comandos.

Em caso de dúvida, deverá contactar a Direção de Serviços Informáticos.

Software Licenciado

De momento, Ciências tem as seguintes aplicações licenciadas:

Software Disponibilizado
Software Âmbito da Licença
Microsoft Office 365 Disponível para docentes e alunos
Mathematica Disponível para docentes e alunos
SPSS Disponivel para docentes e alunos
ArcGIS Disponivel para docentes e alunos
SolidWorks Disponivel para docentes e alunos
Move Disponivel para docentes e alunos
Matlab Disponivel em Laboratórios
Fico Xpress Disponivel em Laboratórios
Envi-IDL Disponivel em Laboratórios
Idrisi Disponivel em Laboratórios
RocScience Disponivel em Laboratórios

 

Consulte o seu Perfil de Utilizador do Portal de Ciências e verifique quais as aplicações que estão disponíveis para download.