Software

Microsoft Office365

O Office365 é um serviço que lhe permite executar no seu Browser e on-line as aplicações de escritório eletrónico da da Microsoft (Word, Excel, PowerPoint, OneDrive, etc)  e obter o próprio Office365 para instalar no seu computador. Tem a particularidade de ser multiplataforma, isto é, alem de desktops permite também a utilização das aplicações online em dispositivos moveis Android e IOS (telefones e tablets). Os documentos criados por estas aplicações são armazenados on-line na pasta do OneDrive e podem ser partilhados com outras pessoas, permitindo que essas pessoas editem o documento.

As aplicações online disponíveis são:

  • Word Online
  • Excel Online
  • PowerPoint Online
  • OneNote Online
  • NewsFeed
  • OneDrive
  • Sites
  • Delve

O tutorial encontra-se aqui.

O acesso é realizado após autenticação utilizando a conta de Ciências.

Microsoft Dreamspark

O DreamSpark é uma plataforma da Microsoft que proporciona o acesso a aplicações da Microsoft para efeitos de aprendizagem, ensino e investigação. O objetivo principal do DreamSpark é fornecer aos estudantes, docentes, funcionários e investigadores ferramentas profissionais em ambientes Microsoft, como Sistemas Operativos, ferramentas de escritório electrónico e de desenvolvimento e design de software. O acesso é realizado através do seu login de Ciências, bastando para tal fazer login previamente no portal de Ciências e em seguida aceder a http://dreamspark.ulisboa.pt.

O tutotial encontra-se aqui.

Filesender

O FileSender é uma forma segura para partilhar ficheiros de até 100GB. Trata‐se de um sistema implementado pela FCCN destinado ao intercâmbio de ficheiros de grande dimensão (em especial, mas não só, dentro da rede académica nacional ‐ RCTS). O serviço permite a transferência de ficheiros com maior segurança e velocidade do que a efetuada via correio eletrónico (que não foi concebido para este tipo de operação e tem limitações na dimensão dos ficheiros enviados).

O acesso é realizado utilizando o login de Ciências, bastando para tal fazer login previamente no portal de Ciências e em seguida aceder a http://filesender.fccn.pt.

O tutorial encontra-se aqui.

Ativação do Microsoft Windows

A ativação destes produtos só é válida para computadores que sejam usados no campus. O processo terá de ser realizado na rede de Ciências e pelo menos uma vez a cada 180 dias o computador terá que ser ligado a esta rede (fisicamente ou por VPN tradicional).

Em princípio, a ativação deverá ser automática, não requerendo qualquer ação desde que seja colocada a chave correta (KMS) e que o cliente consiga contactar o servidor de Ciências durante a ativação. Se o processo automático de ativação falhar, será necessário efetuar os passos seguintes:

Ativação do Microsoft Windows

  1. Abrir a linha de comandos com permissões de administração.
    • Clique em Iniciar, Todos os Programas, e por fim em Acessórios. De seguida, clique com o botão direito em Linha de Comandos, e depois selecione a opção "Executar como administrador";
    • em alternativa, no Windows 7, clique em Iniciar e escreva "cmd" na janela. Depois clique em cima do "Programas --> cmd" com o botão direito do rato em "Executar como administrador (Run as administrator)"
    • no Windows 8/8.1, carregue no teclado no botão do Windows e simultaneamente na tecla x (Win + r). Depois clicar em cima do "Command Prompt (Admin)"
  2. Execute o comando da figura nessa janela da linha de comandos:
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -ipk chave(*1)
  3. Force a ativação imediata do Windows
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -ato
  4. Confirme se está ativado usando o comando:
    cscript \windows\system32\slmgr.vbs -dlv

(*1) Chave disponível na plataforma Dreamspark .

Resolução de Problemas/Troubleshooting

Caso o servidor não responda, verifique:

  • se a ligação por VPN ainda está ativa;
  • se a hora do Windows está certa;
  • executar em linha de comandos (seguindo os passos acima indicados) os seguintes comandos de forma a verificar se a ligação está a ser feita correctamente:
    1. nslookup fc-kms.fc.ul.pt
      deverá surgir a seguinte informação:
      Non-authoritative answer:
      Name: fc-kms.fc.ul.pt
      Address: 10.121.80.14
    2. nslookup -type=srv_vlmcs._tcp.fc.ul.pt
      deverá surgir a seguinte informação:
      Non-authoritative answer:
      _vlmcs._tcp.fc.ul.pt SRV service location:
      priority = 0
      weight = 0
      port = 1688
      svr hostname = fc-kms.fc.ul.pt
      fc-kms.fc.ul.pt internet address = 10.121.80.14
    3. telnet 10.121.80.14 1688
      deverá surgir a seguinte informação:
      Trying 10.121.80.14...
      Connected to 10.121.80.14.
      Escape character is '^]'.

    Caso alguma informação não seja a referenciada neste ponto agradecemos que nos envie um email a indicar o resultado da execução dos comandos.

Em caso de dúvida, deverá contactar a Direção de Serviços Informáticos.

Software Licenciado

O download de software licenciado está disponivel no Perfil de Utilizador do Portal de Ciências. O seguinte software encontra-se licenciado por Ciências:

Software Âmbito da Licença
Microsoft Campus Sem restrição
Matlab Aulas
SPSS Disponivel para docentes e alunos
ArcGIS Aulas