Resíduos

Nesta página:

 

Eliminação de resíduos perigosos em Ciências 

"A gestão do resíduo constitui parte integrante do seu ciclo de vida, sendo da responsabilidade do respetivo produtor.” (Decreto-Lei n.º 178/2006 de 5 de Setembro, que estabelece o regime geral da gestão de resíduos)

Como produtor de resíduos perigosos, Ciências tem a obrigação de implementar uma política de gestão de resíduos perigosos resultantes da sua atividade que cumpra os requisitos das normas legais.

Ciências assume um papel ativo na preservação de um meio ambiente saudável através da aplicação de boas práticas ambientais, da transferência de conhecimento nessa área e da sensibilização de colaboradores, alunos e visitantes. Uma correta gestão dos resíduos é, para além de uma imposição legal, uma obrigação de uma Escola de Ciências.

Não é permitida a eliminação intencional, para o meio ambiente, de resíduos químicos ou de substâncias perigosas. Os responsáveis de cada laboratório devem garantir que todos os seus colaboradores cumprem as regras de eliminação e os cuidados no acondicionamento dos resíduos perigosos, sendo responsáveis pela recolha, armazenamento e entrega dos resíduos devidamente identificados e acondicionados para posterior tratamento e/ou eliminação por empresa licenciada para o efeito.

A gestão de resíduos passa também por uma atitude de prevenção na produção de resíduos a qual envolve não só a redução da sua quantidade como a sua nocividade, nomeadamente através da reutilização e da alteração dos processos produtivos, por via da adoção de tecnologias mais limpas, segundo os doze princípios da Química Verde.

A opção por reagentes menos perigosos e a minimização da produção de resíduos é sempre a melhor solução ambiental e financeira para uma boa política de gestão dos resíduos.
 

Informações importantes

Cartaz SUCH

 

Indicadores de produção de resíduos

Consulte os indicadores de produção de resíduos (recicláveis e perigosos) na página do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade em Ciências.