Resíduos do Grupo III
- Todos os resíduos provenientes de quartos de enfermarias de doentes infecciosos ou suspeitos, de unidades de hemodiálise, de blocos operatórios, de salas de tratamento, de salas de autópsia e de anatomia patológica, de patologia clínica e de laboratórios de investigação, com exceção dos do Grupo IV.
- Todo o material utilizado em diálise.
- Peças anatómicas não identificáveis.
- Resíduos que resultem da administração de sangue e derivados.
- Sistemas utilizados na administração de soros e medicamentos, com exceção dos do Grupo IV.
- Sacos coletores de fluidos orgânicos e respetivos sistemas.
- Material ortopédico: talas, gessos e ligaduras gessadas contaminados ou com vestígios de sangue; material de prótese retirado a doentes.
- Fraldas e resguardos descartáveis contaminados ou com vestígios de sangue.
- Material de proteção individual utilizado em cuidados de saúde e serviços de apoio geral em que haja contacto com produtos contaminados (como luvas, máscaras, aventais e outros).
- Resíduos que resultam da administração de sangue e derivados.
Os resíduos de risco biológico (Grupo III) são sujeitos a pré-tratamento por autoclavagem, em unidade licenciada para o efeito, e posterior deposição em aterro de resíduos industriais banais.
Cuidados específicos
- Acondicionamento no local de produção em sacos de cor branca, dentro de recipientes de bancada.
- Os sacos brancos, depois de cheios a 2/3 ou sempre que se verifique necessidade de remoção, devem ser encerrados com atilho ou nó duplo e acondicionados nos contentores amarelos de 60 L ou 30 L.
- O contentor amarelo deve ser forrado com um saco branco antes da sua utilização. Este saco branco deve ficar bem aberto e com uma aba de cerca de 20 cm visível no exterior do contentor.
- Depois do contentor amarelo se encontrar cheio, o saco branco deve ser totalmente acondicionado dentro do contentor e a tampa devidamente encerrada com o auxílio das roscas.
- Para os laboratórios onde a produção de resíduos do Grupo III é tão reduzida que não justifica a existência de um contentor verde, podem ser fornecidos recipientes de bancada, que devem ser forrados com saco de cor branca.
- Os sacos, depois de devidamente encerrados com atilho ou nó duplo serão entregues em local combinado, onde exista um contentor amarelo comum de 60 L destinado estas recolhas.
- Os resíduos devem ser entregues juntamente com a respetiva requisição.
- Deve respeitar-se o circuito interno de eliminação de resíduos perigosos em Ciências.
Exemplos e encargos
Exemplos | Tipo de acondicionamento | Preço* |
---|---|---|
Peças anatómicas não identificáveis, todos os resíduos contaminados por contacto com amostras biológicas (seringas, pipetas, placas de Petri, recipientes, luvas, papel de bancada) |
Contentor amarelo de 60L ou 30L Baldes ou outros recipientes de bancada, forrados com sacos de cor branca a colocar no contentor amarelo depois de fechados |
7,80€ (contentor 60L) 5,40€ (contentor 30L) |
* Aos valores indicados acresce IVA à taxa legal em vigor (6%).