Segurança, Saúde e Sustentabilidade

Política de Segurança e Saúde no Trabalho em Ciências

Compromisso com a Política de Segurança e Saúde no Trabalho - Pag. 1

Sistema de Prevenção de Riscos Profissionais em Espaços Laboratoriais de Ciências

Fase 1 - Identificação dos Perigos: Identificação dos perigos associados a todas as atividades laboratoriais de Ciências, na conceção ou construção de instalações e nos processos de trabalho, assim como na seleção de equipamentos, substâncias e produtos, com vista à eliminação ou, quando esta seja inviável, à redução dos mesmos.

Fase 2 - Avaliação dos Riscos: Análise sistemática dos aspetos relacionados com os riscos profissionais. Definição de prioridades de atuação com base na probabilidade dos perigos identificados poderem ocasionar danos, na gravidade do dano provável e na frequência da exposição dos trabalhadores, colaboradores ou alunos de Ciências a cada um dos perigos identificados.

Fase 3 - Decisão e Adoção de Medidas Preventivas: Combate aos riscos na origem, por forma a eliminar ou reduzir a exposição e aumentar os níveis de proteção. Assegurar, nos espaços laboratoriais de Ciências, que as exposições aos agentes físicos, químicos e biológicos não constituem risco para a segurança e saúde dos trabalhadores, colaboradores e alunos. Substituição do que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso. Priorização das medidas de proteção coletiva em relação às medidas de proteção individual. Elaboração e divulgação de instruções compreensíveis e adequadas às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, colaboradores e alunos de Ciências. Realização de ações de sensibilização gerais e específicas no domínio da segurança no trabalho.

Fase 4 - Acompanhamento e Revisão: Garantir a eficácia das medidas de prevenção e o controlo dos riscos profissionais. Gerar informação que fundamente os processos de análise e revisão da avaliação dos riscos. Rever e atualizar instruções e ações de sensibilização gerais e específicas no domínio da segurança no trabalho.

Contactos do G3S

Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade