Psicologia Educacional e Orientação de Carreira

Esta área de especialização tem como principal objetivo o apoio aos alunos e à comunidade académica, no sentido de prevenir e resolver problemas, assim como potenciar os processos psicológicos de todos os envolvidos no contexto educativo. As áreas de atuação do Psicólogo Educacional são primordialmente o desenvolvimento, a aprendizagem, o aconselhamento vocacional, o relacionamento interpessoal, a adaptação emocional e comportamental e a saúde em contexto educacional.

• Área da Aprendizagem (p.e., problemas e dificuldades de aprendizagem; insucesso escolar; métodos de estudo; procrastinação; motivação para o estudo; necessidades educativas especiais, etc);
  • Área de Orientação Vocacional (p.e., desenvolvimento de um projeto de vida; tomada de decisão; inserção profissional; dar a conhecer alternativas, etc);
  • Área da Adaptação Emocional e Comportamental (p.e., inadaptação emocional e comportamental, emoções e comportamentos negativos; instabilidade emocional e comportamental; stress, etc);
  • Área da Adaptação Interpessoal (p.e., relações interpessoais; disciplina; agressividade e violência; conflito interpessoais, etc);
  • Área da Promoção de Saúde e Bem-estar (p.e., promoção de comportamentos alimentares, de exercício físico; prevenção de uso de substâncias, de comportamento sexuais de risco, etc).

Orientação de Carreira

O GAPsi proporciona apoio aos alunos, de qualquer idade e em qualquer fase de vida, nas opções relativas à educação, formação, profissões, escolha da área de especialização ou fazer a gestão da sua carreira, visando a satisfação e o desenvolvimento pessoal.